De maneira a conscientizar médicos-veterinários, a European Federation Of Companion Animal Veterinary Associations (FECAVA) elaborou um vídeo que reúne apelo às pessoas, para que não adquiram animais braquicefálicos.
A FECAVA enfatiza que a popularidade de cães como, pugs e bulldogs franceses, aumentou na última década. A entidade nota que a tendência está se estendendo a gatos, coelhos e até cavalos.
Vale ressaltar que “a forma corporal destes animais leva a graves dificuldades respiratórias, infecções de pele, traumatismo ocular, doença espinhal e paralisia, problemas dentários (que podem ser fatais para coelhos e cavalos) e problemas fundamentais com a reprodução”, explica a organização.
A fundadora da campanha Vets Against Brachycephalism, Emma Milne, salienta: “Os médicos-veterinários de todo o mundo me procuraram descrevendo o desgosto que sentem ao ver estes animais sofrendo diariamente, simplesmente por causa da sua raça”.
Já para a presidente do FECAVA Welfare Group, Ann Criel, “este vídeo conta a história, não só dos problemas de saúde devastadores destes animais e do desgosto para os seus titulares, mas, também, do impacto que tem nos médicos-veterinários que tentam ajudar esses animais”.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Médica-veterinária explica a diferença entre animais comunitários e abandonados
Profissionais do CRMV-SP alertam sobre rações e refeições ofertadas aos pets
Gestão: Diretoria eleita para triênio 2021-2024 toma posse na sede do CRMV-RS