Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Tutores devem estar atentos à incidência de doenças articulares e problemas urinários em felinos

Por Equipe Cães&Gatos
fonte de água
Por Equipe Cães&Gatos

Queda brusca na temperatura e baixa umidade do ar exigem, dos tutores, cuidados redobrados com seus gatos. O clima pode levar ao aumento da incidência de doenças articulares e problemas urinários nos felinos. Os responsáveis devem ficar atentos aos sinais de mudança no comportamento dos pets e adotar medidas preventivas.

O alerta vale para os responsáveis por animais de todas as idades, mas, em especial, os de felinos idosos. O envelhecimento é um processo que acompanha uma série de eventos, como perda de massa muscular, disfunções cognitivas, alterações osteoarticulares e algumas delas podem manifestar piora com os dias mais frios do ano. Além da idade avançada, é preciso estar atento a características individuais de cada animal, como a pelagem, por exemplo. Gatos com pelame curto ou gatos da raça Sphynx, que têm os pelos muito finos, quase invisíveis, podem necessitar de cuidado redobrado.

Dores articulares costumam se acentuar no período em que as temperaturas caem. Com o frio, a musculatura se torna mais rígida, os animais tendem a se movimentar e se exercitar menos e a circulação sanguínea e a oxigenação ficam comprometidas, o que gera agravamento nos casos de artrose e artrite.

Tutor deve estimular o pet a consumir água e fornecer alimentos úmidos, além de levar o animal ao veterinário em casos de mudança de comportamento (Foto: reprodução)

“Por isso, é importante que o responsável fique atento, principalmente, às mudanças de comportamento do felino no seu dia a dia, observando alterações na sua locomoção, se permanece mais tempo deitado, se evita saltar para subir ou para descer, se evita subir em locais altos e passa a dormir em locais mais baixos, se passou a urinar e/ou defecar fora da caixa sanitária, além da diminuição ou perda de apetite. Todas essas mudanças de comportamento podem estar relacionadas à dor articular nos felinos”, aponta a veterinária e consultora Técnica da Elanco, Mariana Cappellanes Flocke.

Segundo Mariana, o responsável deve sempre procurar seu médico-veterinário de confiança ao notar qualquer alteração no comportamento do animal. Ela ainda afirma que o cuidado com o local onde o gato vive é fundamental para manter o bem-estar de um animal idoso ou com doenças articulares. “Pisos escorregadios podem dificultar a locomoção, mas é possível auxiliar o pet nessa etapa da vida, utilizando passadeiras nos locais de maior trânsito para facilitar as caminhadas. Isso evita que ele se sinta inseguro para realizar atividades básicas, como comer, beber água e ir à caixa higiênica”, explica Mariana.

A profissional declara que o Onsior Gatos, da Elanco, auxilia os tutores no tratamento e alívio da dor e da inflamação associadas às cirurgias de tecidos moles e demais procedimentos ortopédicos. “Além disso, colabora para o tratamento e controle da dor e inflamação associadas à osteoartrite em gatos”, indica a profissional que reforça a importância de consultar o médico-veterinário de confiança para indicar o melhor tratamento.

Ingestão de água

Mariana alerta que, nessa época do ano, os felinos costumam permanecer mais quietos, podem dormir mais e é comum a diminuição da ingestão de água. Ao se movimentarem menos também acessam menos as caixas sanitárias e acabam por reter a urina. Tais fatos podem acarretar problemas no trato urinário inferior, principalmente, e os felinos podem apresentar inflamação na bexiga e vias urinárias inferiores, urina com sangue ou ainda podem apresentar obstrução parcial ou completa das vias urinárias, gerando quadros graves de urgência e até emergências aos bichanos.

Para a prevenção dessas enfermidades, o ideal, de acordo com a veterinária, é estimular o pet a consumir água e fornecer alimentos úmidos, como sachês, e levar o animal ao médico-veterinário imediatamente ao notar qualquer mudança de comportamento. ”Compreendemos a importância que os pets têm na vida das pessoas e trabalhamos em benefício da saúde, promovendo bem-estar aos animais. Este é um dos principais compromissos da Elanco e, por isso, a companhia investe constantemente em novas soluções ou no aprimoramento das soluções já existentes em seu portfólio”, finaliza a coordenadora de Marketing de Pet Health da Elanco, Karina Toledo.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinários explicam os tipos de técnicas anestésicas para animais de companhia

Pesquisadores visam novas ferramentas de diagnóstico para câncer de mama em cães

Setor pet brasileiro cria 2,83 milhões de empregos e ultrapassa 285 mil empresas