Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Primeiro curso de MBA da FMVZ-USP é focado no mercado pet e está com as inscrições abertas

Por Equipe Cães&Gatos
mba
Por Equipe Cães&Gatos

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), acaba de abrir as inscrições para o seu primeiro curso de MBA, focado no mercado pet. O curso visa capacitar profissionais para empreender neste setor, uma vez que o mercado pet brasileiro é o sexto maior do planeta em termos de faturamento, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). As aulas iniciam no dia 13 de setembro.

O curso de pós-graduação Lato sensu é realizado no modelo de ensino a distância (EaD), com aulas ao vivo que são gravadas e ficam disponíveis para acesso dos alunos. As aulas semanais acontecerão às quartas-feiras, das 19h às 23h. O curso tem certificação USP e duração média de um ano e meio.

Mercado Pet

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países com mais animais de estimação, de acordo com a Abinpet. O mercado Pet brasileiro tem destaque na busca por serviços e produtos para cuidados dessa grande população.

Curso aborda questões como o segmento pet no Brasil e sua importância; a relação homem-animal na contemporaneidade; gestão moderna de clínica veterinária, entre outros temas
(Foto: reprodução)

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o ramo registrou um crescimento de 33% na abertura de novos negócios de pet shop no primeiro semestre de 2022 em relação ao período pré-pandemia. Atualmente, este mercado gira mais de R$ 30 bilhões anualmente no Brasil, segundo a Abinpet.

O curso tem o objetivo de divulgar conhecimentos administrativos específicos que possibilitam o gerenciamento e rentabilidade de negócios neste setor.

Grade curricular

O MBA em Mercado Pet USP-FMVZ é dividido em três módulos, que abordam fundamentos da gestão neste segmento, gestão de negócios e tendências em serviços e tecnologias pet. Esta divisão visa contextualizar o aluno sobre a área acadêmica, corporativa e mercadológica deste setor em expansão.

O curso aborda questões como o segmento pet no Brasil e sua importância; a relação homem-animal na contemporaneidade; gestão moderna de clínica veterinária; tendências e novas tecnologias na produção de pet Food; zoonoses e gestão de crises sanitárias; gestão de compras, vendas e custos no segmento pet entre outros.

O coordenador do MBA em Mercado Pet FMVZ-USP é Marcio Brunetto, professor Associado do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ-USP e responsável pelo Serviço de Nutrologia Veterinária do Hospital Veterinário da FMVZ-USP. Além disso, é vice-diretor do Hospital Veterinário da FMVZ-USP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos (SBNutri Pet).

O vice-coordenador do curso é Augusto Hauber Gameiro, que também é professor associado da FMVZ-USP, além de ser coordenador do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) e pesquisador convidado no Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-LOG/USP).

Para se inscrever e ter mais informações sobre o curso, clique aqui.

LEIA TAMBÉM:

Você conhece todas as funções desempenhadas pelos bigodes dos pets?

Profissional mostra como amenizar o impacto do barulho de trovões na audição de cães e gatos

Podcast do CRMV-MS aborda a visão geral da Medicina Veterinária e da Zootecnia no Brasil