A doação de sangue é muito importante para salvar a vida das pessoas. Mas, esse gesto também pode salvar a vida dos pets. Por isso, a Special Dog Company promove constantemente ações ligadas ao tema, como a campanha “Doe Amor”. No mês do “Dia Mundial do Doador de Sangue”, a empresa busca chamar ainda mais a atenção para a data também no mundo animal.
Entre felinos, a doação de sangue é rara, e, por isso, há ainda mais necessidade de falar sobre o assunto, romper mitos e estimular tutores. “A doação é um ato de amor e é extremamente necessária também entre os pets, que precisam da transfusão em diversos casos, como atropelamento, cirurgia, doença do carrapato e câncer”, destaca Kelly Carreiro, médica veterinária da Special Dog Company.
Para que a doação seja possível, os doadores passam por exames físicos e hematológicos de triagem e, após a doação, podem seguir suas atividades normalmente.
No caso dos felinos, é preciso ter mais de 4kg, idade entre 1 e 7 anos e não ter passado por transfusão ou procedimento cirúrgico recente.
Além de estarem em bom estado de saúde e com uma boa alimentação, os gatinhos também precisam ter a vacinação e a vermifugação atualizadas.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Mês do Orgulho: Veterinários comentam episódios vividos dentro da profissão
Olhos esbranquiçados em animais idosos podem indicar alguma afecção
Mercado pet acelera para atender aumento da população felina no Brasil