Diagnóstico preciso, avaliação de prognóstico, tratamento personalizado, monitoramento eficaz, redução de efeitos colaterais e aumento da sobrevivência: todos estes itens são considerados benefícios da Medicina Veterinária de Precisão no tratamento do câncer em pets.
Esta é a visão do médico-veterinário, cofundador da Box4Pets, Estima Hospital Veterinário e Head of Veterinary Research da FidoCure (Califórnia- EUA), Lucas Campos Rodrigues.
Ele explica que a Oncologia Veterinária envolve a análise detalhada do perfil genético e molecular dos tumores, bem como fatores individuais, para determinar a melhor estratégia de tratamento. “O objetivo é maximizar a eficácia do tratamento, minimizar os efeitos colaterais e melhorar a qualidade de vida dos pets”.
O médico-veterinário, professor Associado e Chefe do Departamento de Medicina Veterinária da FZEA-USP, Heidge Fukumasu, define a Medicina de Precisão em Oncologia Veterinária como uma abordagem que se baseia nas características moleculares dos tumores dos animais para direcionar o melhor tratamento possível com maior eficácia e menor probabilidade de efeitos colaterais.
“Esta se baseia, principalmente, no uso de testes de biologia molecular para identificar biomarcadores que permitam o direcionamento terapêutico correto. A Oncologia de Precisão representa uma mudança em relação a uma abordagem única para o tratamento do câncer, com o objetivo de fornecer cuidados altamente individualizados e otimizados para os animais com câncer”, afirma Fukumasu.
No passado, muitos diagnósticos de câncer em pets eram feitos tardiamente e as opções de tratamento eram limitadas. Hoje, por outro lado, a Oncologia Veterinária possui profissionais cada vez mais capacitados, que conseguem identificar precocemente os sinais de câncer e oferecer diversos tratamentos, como cirurgias, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia.
Este é o assunto da matéria de capa da edição nº 290 da Revista Cães e Gatos VET FOOD, publicada em outubro. O acesso é gratuito!
LEIA TAMBÉM:
Conheça os tipos de câncer mais comuns nos pets