A Proteção Animal Mundial, o Departamento de Proteção Florestal do Vietnã (FPD) e a Four Paws se uniram para resgatar Na, a ursa que viveu em confinamento na província da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, por duas décadas. O animal foi mantido em uma pequena gaiola de 1,5m, com pouca luz natural e sem espaço suficiente para se mover e expressar seus comportamentos naturais.
Como parte de um extenso programa de monitoramento para inspecionar fazendas biliares de urso, a Proteção Animal Mundial, juntamente com o FPD, tem sido parte integrante do progresso pelo fim da agricultura biliar ilegal de ursos no Vietnã. A iniciativa também tem como objetivo convencer os proprietários de ursos a renunciar voluntariamente a esses animais.
A Proteção Animal Mundial e o FPD monitoram esta fazenda desde 2019 e, recentemente, conseguiram convencer o fazendeiro a ceder a ursa ao santuário, onde ela poderá receber os cuidados necessários e viver o resto de sua vida em uma área semi selvagem. Na é a última sobrevivente do local, os outros cinco ursos morreram antes que pudessem ser resgatados.
“Estamos muito satisfeitos que a Na terá a chance de viver uma vida livre. Ela foi mantida em condições cruéis por mais de 20 anos, incapaz de sentir ar fresco ou simplesmente vagar na natureza. Continuaremos a trabalhar incansavelmente com nossos parceiros para apoiar o resgate de mais ursos e dar a eles uma vida melhor”, comenta o consultor da Proteção Animal Mundial, Phuong Le Duy.
A Four Paws transferiu com sucesso a Na para o santuário de ursos em Ninh Binh, onde, além de atendimento veterinário, ela terá espaço para vagar e estar perto da natureza com 45 outros ursos negros asiáticos.
“Nossa equipe tem trabalhado incansavelmente durante os últimos meses para fazer esse resgate acontecer. Por isso, estamos tão felizes por ela finalmente estar sob nossos cuidados. Na estava calma durante a transferência. Ela sofre de múltiplos problemas graves de saúde comumente vistos em ursos biliares. A partir de agora, nossa equipe fornecerá a ela todos os cuidados necessários”, conta a diretora do Departamento de Animais Silvestres da Four Paws, Barbara van Genne.
A ursa foi resgatada em estado de saúde extremamente ruim. Na natureza, ela já havia perdido a pata direita em uma armadilha quando era filhote. Além disso, está com suspeita de glaucoma no olho esquerdo, dentes quebrados e infectados, perda de pelos por esfregar a cabeça contra as barras, dor crônica devido à doença óssea degenerativa e à doença cardíaca.
“A história de Na é um lembrete de que os ursos ainda estão sofrendo em fazendas de ursos no Vietnã. A ajuda geralmente chega tarde demais e muitos morrem sozinhos e com dor. As autoridades vietnamitas devem fechar rapidamente todas as fazendas de urso restantes para dar ao maior número de ursos possível uma segunda chance de uma vida melhor”, finaliza Bárbara.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Conheça os tipos de câncer mais comuns nos pets