Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Relembre a importância do médico-veterinário para o bem-estar animal

Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal, relembra sua trajetória na profissão e destaca a relevância do profissional para o mercado
Por Equipe Cães&Gatos
veterinário
Por Equipe Cães&Gatos

Dia 9 de Setembro, celebra-se o Dia do Médico Veterinário, uma data que destaca o papel da Medicina Veterinária na garantia e manutenção do bem-estar animal. A profissão vai além do atendimento clínico e se estende a diversas áreas essenciais para os cuidados com a saúde e qualidade de vida dos animais. Esses profissionais realizam diagnósticos precisos, oferecendo tratamentos adequados e promovendo práticas de prevenção de doenças que contribuem para a longevidade dos animais e segurança de seus tutores.

O CFMV reconhece 80 especialidades distintas na área, oferecendo aos profissionais a oportunidade de atuar em diversas funções (Foto: Reprodução)

Os profissionais são responsáveis por garantir a proteção da sociedade por meio de ações que promovam a sustentabilidade, o bem-estar e a conexão da saúde única entre os animais, os humanos e o meio ambiente. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Brasil possui cerca de 155 mil veterinários, o que confere o título de país com maior número desses profissionais no mundo. Com o passar dos anos, a profissão tem gerado novas possibilidades de atuação que envolvem a atuação em grandes empresas, o uso de tecnologias e novas ferramentas aos tutores.

Para Delair Bolis, gerente geral da MSD Saúde Animal para Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, a Medicina Veterinária é uma das áreas que mais contribuem para o avanço da saúde única. ‘’O compromisso com o bem-estar animal e a saúde é uma prioridade constante em nossa profissão, pois é por meio do olhar atento às necessidades desses animais que também conseguimos pensar em melhorias para o bem-estar humano e ambiental. Como médico-veterinário e líder de uma das maiores empresas de saúde animal, consigo enxergar de perto o impacto transformador que a Medicina Veterinária tem na promoção da saúde única, do bem-estar e, consequentemente, na melhor qualidade de vida das pessoas e dos animais.”

Ainda, segundo o executivo, a MSD Saúde Animal tem se dedicado a desenvolver soluções inovadoras que melhoram a saúde animal, o que, por sua vez, contribui para a saúde pública e ambiental. “A formação em Medicina Veterinária me proporciona uma compreensão das necessidades e dos desafios enfrentados pelos animais, pelas pessoas, organizações e sociedade e reforça nosso compromisso em oferecer soluções e serviços que assegurem o bem-estar animal e a segurança global.”

Veterinário de formação, o executivo lidera quase mil funcionários no Brasil, espalhados entre escritório, fábricas e campo. Na MSD Saúde Animal, Bolis está há mais de 20 anos na companhia e, ao longo da sua trajetória, já ocupou diferentes posições na Europa, Estados Unidos e América Latina, sempre acreditando e multiplicando a paixão pela profissão e pelo propósito.

A profissão vai além do atendimento clínico e se estende a diversas áreas essenciais para os cuidados com a saúde e qualidade de vida dos animais (Foto: Reprodução)

Atuação diversa

O Conselho Federal de Medicina Veterinária reconhece 80 especialidades distintas na área, oferecendo aos profissionais a oportunidade de atuar em diversas funções, além do atendimento direto a animais como cães, bois e aves. Essas áreas de atuação incluem papeis importantes que, embora não envolvam o contato direto com os animais, são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar deles.

Em clínicas e hospitais veterinários, eles oferecem cuidados especializados, realizam diagnósticos, tratamentos, cirurgias e cuidados preventivos, trabalhando para garantir a saúde e a longevidade dos animais domésticos.

Já na Medicina Veterinária de Produção, os veterinários cuidam da saúde de animais de criação, como ruminantes, suínos, aves e peixes. Também são responsáveis por garantir a qualidade dos produtos de origem animal, como leite e carne, e por prevenir e controlar surtos de doenças que podem afetar tanto os animais quanto os seres humanos.

Outro campo importante é o controle de zoonoses, no qual veterinários trabalham na prevenção e controle de doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos, protegendo a saúde pública. Muitos também estão envolvidos em pesquisa científica, desenvolvendo novas vacinas, tratamentos e técnicas cirúrgicas. Além disso, eles desempenham um papel essencial na fiscalização sanitária e no manejo ambiental, ajudando a manter o equilíbrio ecológico e a proteger os recursos naturais.

Fonte: MSD Saúde Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Por que alguns cães assistem TV? Desvendando o mistério canino

Uso correto do Código de Ética evita processos e garante prática profissional segura
Doação de sangue pet se apresenta como alternativa vital para salvar cães e gatos