Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Programa de esterilização de gatos pode reduzir número de eutanásias

A saúde mental dos veterinários também é impactada positivamente com essas ações preventivas
Por Equipe Cães&Gatos
gatos
Por Equipe Cães&Gatos

O manejo de gatos abandonados tornou-se uma questão preocupante para os médicos-veterinários, principalmente em abrigos onde o elevado número de eutanásia gera grande impacto emocional na equipe. Na Austrália, um programa inovador de controle de gatos numa pequena cidade rural provou ser uma solução eficaz para reduzir a população de gatos abandonados e melhorar o bem-estar mental dos veterinários e da equipe do abrigo.

O programa tem permitido a implementação de medidas como esterilização gratuita, microchip e atendimento veterinário preventivo para gatos sem lar, semi-adotados e domésticos. No terceiro ano do programa, foi alcançada uma redução de 60% no número de gatos que entram em abrigos e uma impressionante redução de 85% no número de eutanásias. Estes números destacam o sucesso de uma abordagem preventiva no controle da população de gatos e a importância de iniciativas não letais para prevenir a sobrepopulação.

O programa de esterilização se mostrou eficaz na comunidade rural da Austrália, podendo ser replicado em outras regiões (Foto: Reprodução)

O estudo detalha que o programa não beneficiou apenas os gatos, mas também a equipe veterinária do abrigo, que muitas vezes sofre o peso emocional de ter que realizar a eutanásia em massa. Com a diminuição drástica da necessidade de eutanásia de animais saudáveis, a carga psicológica sobre estes profissionais foi reduzida. Este efeito positivo na saúde mental dos funcionários sublinha a importância da implementação de estratégias de gestão de gatos que priorizem o bem-estar animal e humano.

Bem-estar animal

Além dos benefícios para a equipe do abrigo, o programa também teve um impacto direto na comunidade. As ligações relacionadas a gatos para os conselhos locais diminuíram 39%, indicando maior satisfação dos residentes. O bem-estar animal melhorou significativamente, uma vez que os gatos são cuidados sem recorrer a métodos letais. Esta iniciativa gerou uma mudança cultural na percepção dos gatos comunitários e na sua gestão, promovendo soluções éticas e sustentáveis.

Além dos benefícios para a equipe do abrigo, o programa também teve um impacto direto na comunidade (Foto: Reprodução)

Saúde mental dos veterinários

A prática tradicional de capturar e sacrificar gatos desabrigados tem sido amplamente criticada pela sua ineficácia e elevados custos emocionais e econômicos. Os veterinários e a equipe do abrigo estão na linha de frente desta crise, enfrentando altos níveis de estresse e esgotamento emocional devido à constante eutanásia de gatos saudáveis.

Este programa, financiado por organizações como a Australian Animal Welfare Foundation e a Brigitte Bardot Foundation, oferece uma alternativa viável e humana. Ao reduzir o número de gatos que precisam de ser sacrificados, a pressão emocional sobre os veterinários é aliviada, o que por sua vez melhora a sua saúde mental e bem-estar geral.

O sucesso deste programa destacou a necessidade urgente de reformas legislativas a nível estadual e local na Austrália. As leis atuais, que restringem os programas de esterilização e retorno, devem ser modificadas para permitir a implementação generalizada de abordagens mais éticas e sustentáveis. Estas reformas protegeriam não só os gatos, mas também os veterinários e a equipe dos abrigos, que beneficiariam de ambientes de trabalho mais saudáveis ​​e menos traumáticos.

Além disso, sugere-se a remoção de barreiras como limites de gato por agregado familiar, esterilização obrigatória e contenção obrigatória de gatos, uma vez que estes regulamentos muitas vezes impedem os semi-proprietários de assumirem total responsabilidade pelos seus animais. Ao reduzir estes obstáculos, mais gatos poderiam ser esterilizados e tratados adequadamente, ajudando a controlar as populações de gatos sem recorrer a métodos drásticos.

Fonte: Portal Veterinária, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

FAQ

Qual o foco do estudo realizado?

É identificar os benefícios causados pelo Programa de Esterilização de Gatos na Austrália, mapeando os benefícios que a ação apresenta, tanto para a saúde animal, como para os abrigos de animais e para a comunidade.

Quais os resultados apresentados pelo estudo?

A pesquisa identificou, em seu terceiro ano, uma redução de 60% no número de animais abandonados que dão entrada nos abrigos, reduzindo drasticamente o número de animais sem lar na comunidade. A redução de 85% no número de eutanásias também foi identificado, comprovando que em caso de animais abandonados, o controle de natalidade apresenta expressivo resultado na redução da necessidade de eutanásias futuras.

Quais os benefícios atingidos com essa nova metologia?

Além de um controle maior da população de animais abandonados, a redução do número de eutanásias apresentou diversos benefícios na saúde mental dos profissionais envolvidos em todo o processo, sejam veterinários ou funcionários dos abrigos.

LEIA TAMBÉM:
Fisioterapia animal surge como alternativa à eutanásia
Que desafios éticos enfrentam os médicos-veterinários na eutanásia?
Período médio de luto é superior a um ano em casos de eutanásia de pets

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no