A anorexia em répteis é um problema relativamente comum que pode ter várias causas, desde fatores ambientais até doenças sistêmicas. Nos répteis, a anorexia se refere à recusa de comer, o que pode levar à perda de peso e desnutrição.
Segundo o médico-veterinário, clínico e cirurgião de animais silvestre e exóticos volante e na clínica Safari, Marcel Lucena a anorexia (recusa de alimentação), já é um sinal clínico. Os répteis, de maneira geral, se alimentam muito bem quando respeitado todo manejo correto da espécie, então, quando existe uma diminuição ou recusa total de alimentação (anorexia) isso já é levado como sinal clínico. “Outros sintomas seriam a aceitação e recusa instantânea, quando animal pega o alimento e recusa (cospe) isso remete a algumas patologias como estomatite ou afecções orais. Emagrecimento, prostração e diminuição de atividade geral do animal também são levadas em conta como sintomas’, diz.
Causas de anorexia em répteis
Lucena aponta que as principais causas de anorexia nesse grupo de animais são as afecções orais, estomatites, erros de manejo ambiental, como temperatura e umidade, estresse agudo ou crônico e até anorexia fisiológica (alguns períodos normais onde algumas espécies param de se alimentar, principalmente em período reprodutivo)”.
No que diz respeito à temperatura do local onde o animal está, ele afirma que o metabolismo dos répteis é dependente da temperatura ambiente, então se a temperatura está mais baixa do que o ideal para espécie, consequentemente, o metabolismo de modo geral estará mais baixo, assim diminuindo apetite para alimentação assim como toda absorção alimentar.
Ainda de acordo com ele, animais que apresentam anorexia possuem riscos altíssimos, que facilmente podem levar o animal a óbito.
Leia a matéria completa na Edição de Julho da Revista Cães e Gatos disponível neste link.
FAQ
Quais os riscos da anorexia em répteis?
Nos répteis, a anorexia pode levar à perda de peso e desnutrição, causando outros problemas, como o desenvolvimento de doenças e até óbito do animal.
O que pode causar anorexia em répteis?
Em geral, as principais causas são as afecções orais, estomatites, erros de manejo ambiental, como temperatura e umidade, estresse agudo ou crônico.
Quais as melhores formas de tratar este problema?
O tratamento varia conforme as diferentes ordens, como ofídios (serpentes) e testudines (jabutis). Cada caso deve ser analisado por um veterinário.
LEIA TAMBÉM:
Veterinária mostra como ajustar a alimentação de pets recém-adotados
Atenção redobrada: anorexia em felinos vai muito além da perda de apetite
Alimentação à base de dietas cruas é fator de risco para resistência a antibióticos em cães