Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Ação de combate às zoonoses estimula cuidados adequados

Comissão de Saúde Pública do CRMV-AL lança orientação educativa em mês de prevenção
Por Equipe Cães&Gatos
zoonoses
Por Equipe Cães&Gatos

O mês de julho é simbólico para o combate às zoonoses, e o foco nessa questão gerou, inclusive, uma data comemorativa: 6 de julho é o Dia Mundial de Combate às Zoonoses, e a data fortalece o olhar preventivo como uma importante missão da Medicina Veterinária.

Com o intuito de trazer essa missão para a realidade, a Comissão de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL), reuniu os médicos-veterinários alagoanos que compõem a comissão para elaborar um estímulo coletivo social, de cunho educativo, com o objetivo de orientar as pessoas no cuidado básico necessário aos seus animais.

De acordo com o presidente da CRSPV, o médico-veterinário Paulo Wianês, além de debater tecnicamente os temas de relevância social e de saúde, a Comissão tem um compromisso com as intervenções que transformem a realidade.

“No dia a dia, nós, médicos-veterinários, trabalhamos constantemente com prevenção e combate, e sabemos que o combate custa mais caro, pois muitas zoonoses trazem impacto no serviço de saúde pública e comprometimento grave ao bem-estar animal. Por isso, organizamos uma ferramenta de educação ambiental, instrumento que traz consigo a força para que se promovam as mudanças necessárias”, destaca Wianês.

Elaborada em forma de cartilha ilustrada, a iniciativa da CRSPV será disponibilizada a tutores de caninos e felinos por meio da distribuição gratuita em consultórios, clínicas e hospitais veterinários. O material educativo trará, como abordagem, as maneiras de conduzir uma boa criação com seu animal. 

A publicação – que será lançada até o final desse mês – também terá formato de cartão sanitário, onde as crianças poderão adicionar a foto do seu animal e seus dados, fazendo-os ter contato com o exercício da associação entre carinho e responsabilidade.

“É o desejo de todos nós atingir o pleno bem-estar animal e isso depende exclusivamente do cuidado e da responsabilidade de quem tem a guarda do animal. Nossa missão técnica é ajudar na boa convivência das pessoas com seus bichos de estimação e fazemos isso com o serviço de orientação básica preventivo em medicina veterinária”, complementa Evelynne Marques, médica-veterinária e integrante da Comissão.

A iniciativa da comissão visa possibilitar que, através dos clínicos de pequenos animais, mais tutores de cães e gatos tenham acesso à mensagem educativa do estímulo à atenção adequada e se conscientize de que o bem-estar animal depende do bom cuidado que cada cidadão oferece ao seu animal.

“Juntos podemos fazer mais. Não há transformação dos problemas agindo isoladamente. Nosso trabalho na Comissão é integrativo e pensamos em uma ideia capaz de tocar a todos públicos, desde a criança até o idoso”, enfatiza o médico-veterinário Rael Almeida, membro da CRSPV.

Além dos profissionais já citados, a Comissão de Saúde Pública Veterinária conta ainda com a participação dos médicos-veterinários Karla Almeida e Clarício Bugarin, no planejamento das ações.

Fonte: CRMV-AL, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Garfield incentivou a adoção de gatos amarelos em todo o mundo

Ortovet Expert reúne mercado pet no Rio de Janeiro

Vai viajar? Se planeje para garantir a segurança do seu pet 

Compartilhe este artigo agora no