Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Alagamento: o que fazer para proteger os animais

CRMV-RJ anuncia série de orientações em caso de desastres naturais
Por Equipe Cães&Gatos
bichos3-1280x640
Por Equipe Cães&Gatos

Considerando a previsão do tempo para os próximos dias, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) compartilha orientações baseadas nas recomendações do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) para a proteção de cães e gatos, animais de grande porte e aves neste tipo de cenário.

É importante garantir a segurança dos animais, ainda que não seja possível levá-los consigo (Foto: divulgação)

No caso de cães e gatos, estes devem ser levados na hora de evacuar áreas de risco. “Utilize coleira e guia para os cães, e transporte os gatos em caixas apropriadas ou sacos de linhagem. Lembre-se de incluir uma reserva de ração para atender às necessidades alimentares durante a emergência”, recomenda o Conselho.

Já com relação aos animais de grande porte, como cavalos, bois, porcos e outros, a orientação é levá-los para locais altos e seguros para garantir sua proteção durante alagamentos.

Para aves, como galinhas, é importante retirá-las dos galinheiros, proporcionando-lhes um ambiente seguro e livre de perigos. Se não for possível encontrar um local seguro, permita que fiquem soltas, mas garanta que tenham acesso à alimentação adequada.

As aves mantidas em gaiolas devem ser levadas consigo sempre que possível. Caso contrário, coloque-as em locais altos, garantindo água e comida suficientes.

O Conselho ressalta que o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) está disponível para suporte especializado em situações de desastre. O Grad promove ajuda humanitária aos animais, contando com uma equipe técnica qualificada e capacitada para atuar em diversas circunstâncias.

Fonte: CRMV-RJ, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Vômito não deve ser considerado comum, nem para gatos

Iguana vive distribuída por várias regiões do Brasil

Estas cinco coisas deixam seu cachorro muito feliz

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!