Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Alimentos com minerais proteinatos são saudáveis para os pets?

Estudo da UFLA, em parceria com a Alltech, apresenta benefícios dessa forma de fonte mineral de nutrição
Por Equipe Cães&Gatos
alimentação
Por Equipe Cães&Gatos

Um estudo realizado pelo Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, em parceria com a Alltech, comprovou os benefícios do uso de alimentos para pets baseados exclusivamente em minerais proteinatos, quando comparados com outras fontes de minerais, como os inorgânicos.

- PUBLICIDADE -

Proteinatos são minerais orgânicos com elevada estabilidade e disponibilidade, de fácil absorção pelos animais. Segundo o experimento, feito com 30 gatos filhotes saudáveis durante 20 semanas, um gato em crescimento que recebe até 40% da suplementação recomendada pelo Nutritional Research Council (NRC) de microminerais de fonte orgânica, no caso o Bioplex TR Se Gatos, têm a mesma performance (taxa de crescimento, parâmetros hematológicos e metabólicos) que um animal suplementado com 100% do nível sugerido pelo NRC de inorgânicos.

Trabalho da UFLA apontou que o desenvolvimento dos animais melhora à medida que se aumenta a proporção de minerais proteinatos na dieta
(Foto: reprodução)

O trabalho da UFLA apontou, ainda, que o desenvolvimento dos animais melhora à medida que se aumenta a proporção de minerais proteinatos na dieta. Com 60% da suplementação recomendada pelo NRC, já se observa: maximização da qualidade da pele e pelagem (mais brilhante e com menos queda), potencialização do metabolismo, rapidez no crescimento, fortalecimento das articulações e prevenção de doenças. “Os minerais proteinatos são mais biodisponíveis, ampliam o aproveitamento de nutrientes, reduzem a excreção no meio ambiente e otimizam o desenvolvimento do animal a um custo acessível, já que apresentam resultados mais expressivos com níveis bem menores que outras fontes minerais. São soluções inteligentes e sustentáveis, que melhoram a qualidade de vida dos animais e diminuem o impacto ambiental”, destaca o gerente de Vendas da Alltech para a indústria pet food, Rafael França.

Alimentos para cães e gatos formulados com minerais proteinatos são tendência em um mercado bem aquecido. Em 2022, a produção de ração para animais de estimação na América Latina ampliou 19,2%, a maior alta setorial verificada na pesquisa global “Perspectivas do Setor Agroalimentar 2023”, da Alltech. Até 2026, a projeção da Euromonitor é que o mercado pet food cresça 7% ao ano na América Latina. Nesse cenário, relatório da consultoria de mercado FMCG Gurus revela que mais de 42% dos donos de pets desejam adquirir alimentos com ingredientes de origem sustentável.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Workshop de nutrição e nutrologia de cães e gatos é concluído com debates importantes

Nasce filhote de zebra em bioparque em Santa Catarina

O que fazer quando o pet pede a comida do tutor?

Compartilhe este artigo agora no