Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Alimentos com minerais proteinatos são saudáveis para os pets?

Estudo da UFLA, em parceria com a Alltech, apresenta benefícios dessa forma de fonte mineral de nutrição
Por Equipe Cães&Gatos
alimentação
Por Equipe Cães&Gatos

Um estudo realizado pelo Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, em parceria com a Alltech, comprovou os benefícios do uso de alimentos para pets baseados exclusivamente em minerais proteinatos, quando comparados com outras fontes de minerais, como os inorgânicos.

Proteinatos são minerais orgânicos com elevada estabilidade e disponibilidade, de fácil absorção pelos animais. Segundo o experimento, feito com 30 gatos filhotes saudáveis durante 20 semanas, um gato em crescimento que recebe até 40% da suplementação recomendada pelo Nutritional Research Council (NRC) de microminerais de fonte orgânica, no caso o Bioplex TR Se Gatos, têm a mesma performance (taxa de crescimento, parâmetros hematológicos e metabólicos) que um animal suplementado com 100% do nível sugerido pelo NRC de inorgânicos.

Trabalho da UFLA apontou que o desenvolvimento dos animais melhora à medida que se aumenta a proporção de minerais proteinatos na dieta
(Foto: reprodução)

O trabalho da UFLA apontou, ainda, que o desenvolvimento dos animais melhora à medida que se aumenta a proporção de minerais proteinatos na dieta. Com 60% da suplementação recomendada pelo NRC, já se observa: maximização da qualidade da pele e pelagem (mais brilhante e com menos queda), potencialização do metabolismo, rapidez no crescimento, fortalecimento das articulações e prevenção de doenças. “Os minerais proteinatos são mais biodisponíveis, ampliam o aproveitamento de nutrientes, reduzem a excreção no meio ambiente e otimizam o desenvolvimento do animal a um custo acessível, já que apresentam resultados mais expressivos com níveis bem menores que outras fontes minerais. São soluções inteligentes e sustentáveis, que melhoram a qualidade de vida dos animais e diminuem o impacto ambiental”, destaca o gerente de Vendas da Alltech para a indústria pet food, Rafael França.

Alimentos para cães e gatos formulados com minerais proteinatos são tendência em um mercado bem aquecido. Em 2022, a produção de ração para animais de estimação na América Latina ampliou 19,2%, a maior alta setorial verificada na pesquisa global “Perspectivas do Setor Agroalimentar 2023”, da Alltech. Até 2026, a projeção da Euromonitor é que o mercado pet food cresça 7% ao ano na América Latina. Nesse cenário, relatório da consultoria de mercado FMCG Gurus revela que mais de 42% dos donos de pets desejam adquirir alimentos com ingredientes de origem sustentável.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Workshop de nutrição e nutrologia de cães e gatos é concluído com debates importantes

Nasce filhote de zebra em bioparque em Santa Catarina

O que fazer quando o pet pede a comida do tutor?

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!