Parece que o ano 2000 foi ontem, mas, de lá pra cá, muita coisa mudou no comportamento do consumidor brasileiro, especificamente nos cuidados com os animais de companhia. A Ourofino Pet acompanhou todas essas mudanças e, ao completar 20 anos de história, a empresa comemora o bom momento do segmento no País. Em meio à pandemia, o Brasil se tornou o segundo maior mercado mundial, com 6,4% de participação global, superando o Reino Unido e ficando atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados da Euromonitor International.
A Ourofino Pet conta, hoje, com mais de 60 apresentações de produtos no Brasil e mais de 30 no México e na Colômbia, entre anti-inflamatórios, antimicrobianos, dermatológicos, suplementos, ectoparasiticidas, endoparasiticidas e desinfetante. Só neste ano, no Brasil, foram dois lançamentos inovadores: o Maxicam Solução Oral, produto à base de meloxicam que é uma solução e, por isso, não precisa ser agitado antes de usar, e a Linha Bris, que colocou a empresa no mercado de dermocosméticos para animais de companhia. Na Colômbia, a novidade é o anti-inflamatório Meloxifin em versão comprimidos e, no México, os lançamentos são os ectoparasiticidas Leevre e FronPet, além do Meloxifin Premium, que associa o anti-inflamatório meloxicam ao sulfato de condroitina.
“Nossas soluções são pensadas para oferecer saúde e bem-estar aos animais de companhia, além de proporcionarem segurança e praticidade para tutores e médicos-veterinários na aplicação. Estamos conectados às tendências mundiais do mercado, atentos aos desejos dos consumidores, criando fórmulas inovadoras e com qualidade. O mercado mudou muito e rapidamente nos últimos anos e, desde os primeiros lançamentos do portfólio, os antibióticos Doxifin e Trissulfin, vimos o mercado no Brasil e no mundo se desenvolver e evoluímos com ele. A entrada para o mercado de dermocosméticos com produtos modernos, pensando nos cuidados com a pele e pelos de cães e gatos, neste marco dos 20 anos é resultado disso”, comenta a diretora da Unidade de Negócios, Verônica Martins.
Além do Brasil, desde 2018, a Ourofino Pet tambémestá nos mercados do México e Colômbia(Foto: reprodução)
Lançada em agosto, no Brasil, a Linha Bris conta com shampoos, sérum e sprays indicados para o equilíbrio da pele seca ou oleosa com formulações compostas por fitoesfingosina, ômegas, vitaminas e outros ingredientes à base de nanotecnologia. Mesmo recém-lançada, a nova linha aparece entre os queridinhos das prateleiras dos pet shops, clínicas veterinárias, canis, gatis e casas dos clientes, segundo a empresa, junto ao desinfetante Hervalvet T.A, o otológico Auritop, o dermatológico Dermotrat, o vermífugo Top Dog e a coleira Leevre.
Conectada com o mundo. Em agosto, um trabalho com todo o time da Ourofino promoveu a difusão de novos valores que norteiam a cultura da companhia nesta nova fase. À frente da companhia está o CEO, Kleber Gomes, que assumiu a presidência em abril deste ano, após a gestão dos sócio-fundadores Norival Bonamichi e Jardel Massari. “Entre os valores da nossa empresa estão: cuidar das pessoas, jogar para ganhar e se conectar com o mundo, formando, assim, a base para a condução de todas as nossas atividades e motivação da equipe”, comenta a gerente de Marketing Pet, Laura Fleury.
Além do Brasil, desde 2018, a Ourofino Pet também está nos mercados do México e Colômbia, segundo e terceiro maiores mercados de saúde animal latino-americanos. Somando as equipes dos três países, cerca de 60 colaboradores apostam nos afetos reais entre tutores e seus animais de companhia e na relação de confiança com os veterinários e parceiros de negócios. Hoje, pelo programa de relacionamento ProPEC, são visitados pela equipe técnica em média 5 mil médicos-veterinários por mês no Brasil. Por meio de 41 distribuidores parceiros e seus quase 400 vendedores, os produtos da empresa estão em mais de 25 mil pontos de vendas espalhados pelo País.
“Nossa equipe presta atendimento total ao time dos distribuidores com capacitações técnicas e comerciais, além do apoio ao que precisam para o relacionamento próximo com médicos-veterinários e demais influenciadores do canal. Nosso objetivo é oferecer o máximo de ferramentas pensando em um crescimento sustentável do nosso negócio e contribuir para a evolução do segmento baseados em produtos de qualidade e confiança entre todos os envolvidos no processo”, comenta Laura Fleury.
Compartilhar conhecimento e incentivar os futuros profissionais do mercado também é um dos pilares da equipe. Um dos programas focados em conhecimento técnico é o PIAC, o Programa de Incentivo ao Aperfeiçoamento Clínico, que está em sua 11ª edição. Desenvolvido em parceria com instituições de ensino superior em Medicina Veterinária de todo o Brasil, México e Colômbia, o PIAC propõe o fornecimento de produtos para utilização na rotina dos hospitais veterinários das universidades parceiras.
Assim, os alunos das instituições contempladas podem se inscrever à premiação por meio do envio de relatos de caso, incentivando o aprendizado e a produção científica pelas universidades, contribuindo com a geração e o compartilhamento de conhecimento e valor por meio dos atendimentos clínicos e cirúrgico aos animais de companhia. “Pensamos sempre em soluções inovadoras, com o objetivo de trazer mais qualidade de vida, bem-estar e longevidade aos animais, bem como, a satisfação e a confiança dos tutores, médicos veterinários e de nossos distribuidores”, completa.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.