in

App RaivaMata recebe registro do INPI, autarquia do Ministério da Economia

O aplicativo já está disponível, gratuitamente, para o sistema Android

O aplicativo RaivaMata, que teve como idealizadores e responsáveis pela parte intelectual a médica-veterinária Selene Daniela Babboni e seu orientador de pós-doutorado, professor José Rafael Modolo, do Departamento de Produção Animal e Medicina Veterinária Preventiva, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu o Certificado de Registro pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) do Ministério da Economia. Os responsáveis pelo desenvolvimento do software foram Cesar Augusto de Oliveira Júnior e Rodrigo Antônio Ezias Grassi.

O aplicativo traz informações clínicas e epidemiológicas sobre a raiva de cães e gatos precisas e direcionadas para médicos-veterinários, outros profissionais da saúde e demais interessados, contendo procedimentos e condutas contra a raiva nesses animais e para as pessoas com pós-exposição ao vírus causador da doença.

Como a raiva de cães e gatos é doença oficial, as condutas e procedimentos são previstas e embasadas em legislações. O aplicativo RaivaMata possui links com órgãos oficiais para que possa estar sendo constantemente atualizado.

O RaivaMata também tem vídeos sobre alguns procedimentos profissionais de cães e gatos suspeitos de raiva. Dessa maneira, o aplicativo estará colaborando para aumentar a chance de sucesso no combate dessa doença em animais e nas pessoas, pois nelas não há vacinação preventiva anual contra a raiva como ocorre nos cães e gatos.

O aplicativo RaivaMata já está disponível gratuitamente no sistema Android.

Além dos idealizadores do aplicativo e dos responsáveis pelo desenvolvimento do software, a equipe que deu suporte para a elaboração do aplicativo RaivaMata contou com Roberta Mori Santalúcia (desenhista da capa) e Iara Zanardo Rodrigues (Revisão gramatical).

Fonte: FMVZ-Unesp, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinárias, com diferentes carreiras, apontam as realizações dentro da profissão

Ortopedia: especialista da área lista as principais ocorrências em pets

Mais estudos sobre a saúde mental de veterinários brasileiros podem evitar suicídios

(Foto: reprodução)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Setembro Pet Idoso Vetnil

Vetnil lança campanha Setembro Pet Idoso para reforçar cuidados com pets de idade avançada

pele dos anfíbios

Artigo aborda as principais características, afecções e cuidados essenciais com anfíbios