Em mais uma etapa de auditorias, uma equipe de controladores do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizou o procedimento no Conselho Regional de Medicina Veterinária de Sergipe (CRMV-SE), em Aracaju, entre os dias 4 e 8 de novembro. O objetivo principal foi promover o aprimoramento da gestão, com foco na identificação de oportunidades para otimizar processos e garantir a conformidade com as melhores práticas de governança.
A auditoria avaliou uma série de quesitos baseados no plano de gestão de riscos, realizando uma análise completa da gestão do CRMV-SE. Acompanhada pelo secretário-geral do regional, Urias Nascimento, a equipe considerou tanto a conformidade com normativas vigentes quanto o desempenho operacional, observando aspectos como o cumprimento de exigências legais e regulatórias e a eficiência dos processos internos. Dessa forma, foi possível obter uma visão ampla e integrada da gestão do regional.
As oportunidades de melhoria foram registradas no Relatório de Auditoria Interna (Raint), enquanto as boas práticas identificadas serão comunicadas para referência futura. O material será encaminhado ao Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR), responsável por desenvolver as melhorias e disseminar as boas práticas para outros regionais, promovendo a harmonização dos processos e fortalecendo a eficiência em todo o sistema.
“A auditoria no CRMV-SE reforça o compromisso do Sistema CFMV/CRMVs com a melhoria contínua e a transparência em seus processos. Nosso trabalho busca assegurar que os Conselhos Regionais estejam alinhados com as melhores práticas de governança, promovendo eficiência e integridade em suas atividades. Esse alinhamento fortalece toda a estrutura do sistema, proporcionando uma gestão coesa e integrada em benefício da sociedade”, afirmou Janaína Calheiros, coordenadora das auditorias.
Além dela, participaram da avaliação o controlador Lucas de Souza Dias e os auditores Felipe Moreira da Silva, Fábio de Medeiros Marcon e Luciana Morcelles dos Santos, consolidando mais uma etapa importante do Programa de Integridade do Sistema CFMV/CRMVs e das ações do Painel de Contribuição do PEI CFMV.
Fonte: CFMV, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
Qual o objetivo da ação de fiscalização do CFMV?
O objetivo principal foi promover o aprimoramento da gestão, com foco na identificação de oportunidades para otimizar processos e garantir a conformidade com as melhores práticas de governança.
O que foi analisado durante a auditoria do CFMV?
A auditoria avaliou uma série de quesitos baseados no plano de gestão de riscos, realizando uma análise completa da gestão do CRMV-SE.
Quando foi realizada a auditoria?
Uma equipe de controladores do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizou o procedimento em Aracaju, entre os dias 4 e 8 de novembro.
LEIA TAMBÉM:
CRMV-PR notifica profissionais sobre fake news
Segurança jurídica se torna aliada dos veterinários na rotina clínica
CRMV-SP lança manual de publicidade para médicos-veterinários