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CRMV-PR notifica profissionais sobre fake news

Irregularidades foram identificadas em propaganda de hospitais veterinários
Por Equipe Cães&Gatos
CRMV-PR notifica profissionais sobre fake news
Por Equipe Cães&Gatos

Nos últimos dias o CRMV-PR recebeu denúncias sobre fake news na propaganda de hospitais veterinários. Os estabelecimentos estariam divulgando serem hospitais, sem atender todos os requisitos, em desacordo com as normas do CFMV e do Código de Defesa do Consumidor, informando erroneamente a modalidade dos serviços prestados, o que lesa o consumidor.

A presença do médico-veterinário e do zootecnista no diálogo com a sociedade por meio das redes sociais deve ter caráter educativo e orientativo (Foto: Reprodução)

Hospitais devem atender todos os requisitos para serem classificados como hospitais veterinários. Não há excepcionalidades para entidades públicas ou com fins filantrópicos.

Os profissionais médicos-veterinários e zootecnistas identificados no envolvimento com as fake news foram notificados a prestar esclarecimentos e a entidade está em apuração interna dos fatos.

Os códigos de ética profissionais vedam as publicidades sensacionalistas, de conteúdo inverídico ou enganoso, que levam desinformação à sociedade. Engajar e disseminar fake news por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos também é vedado.

A presença do médico-veterinário e do zootecnista no diálogo com a sociedade por meio das redes sociais deve ter caráter educativo e orientativo. O sensacionalismo, a autopromoção, a publicidade de conteúdo inverídico ou enganoso são práticas condenáveis pelos códigos de ética das profissões.

Fonte: CRMV-PR, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

FAQ

Quais foram as irregularidades identificadas?

Os estabelecimentos estariam divulgando serem hospitais, sem atender todos os requisitos, em desacordo com as normas do CFMV e do Código de Defesa do Consumidor, informando erroneamente a modalidade dos serviços prestados, o que lesa o consumidor.

O que diz o código de ética dos veterinários sobre as propagandas?

Os códigos de ética profissionais vedam as publicidades sensacionalistas, de conteúdo inverídico ou enganoso, que levam desinformação à sociedade. Engajar e disseminar fake news por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos também é vedado.

Como deve ser a propaganda veterinária?

A presença do médico-veterinário e do zootecnista no diálogo com a sociedade por meio das redes sociais deve ter caráter educativo e orientativo.

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