in

Cadelas e gatas em período de amamentação necessitam de dietas balanceadas

A demanda por nutrientes pode ser ainda mais intensa em caso de grandes ninhadas

Assim como para os humanos, é de extrema importância zelar pela saúde dos animais de companhia. Entre os períodos de maior atenção, a amamentação de cadelas e gatas, especificamente, exige extrema atenção à nutrição adequada.

De acordo com a médica-veterinária da Adimax, Lara Vope, as cadelas e gatas devem receber nutrição especial desde a gestação até o fim da amamentação. Isso deve ocorrer, pois a lactação é considerada o maior desafio nutricional que uma fêmea pode ter ao longo da vida, tal a alta demanda de nutrientes no período, o que é ainda mais intenso em caso de grandes ninhadas.

“Os alimentos específicos para filhotes são mais concentrados em nutrientes essenciais e fornecem mais energia do que as fórmulas para adultos. Por isso, são ótimas opções para oferecer às futuras mamães e ajudá-las a manterem-se fortes e fornecerem todos os nutrientes para seus filhotes”, indica a médica-veterinária, afirmando que a nutrição para esta fase da vida deve fornecer maior valor energético e níveis de proteína e gordura mais elevados, essenciais para suprir as necessidades.

No entanto, para que o sistema digestivo das fêmeas gestantes se adapte, Lara alerta sobre a importância de realizar a troca gradual do alimento, conforme recomendado na embalagem. Além disso, o tutor deve oferecer a quantidade ideal em cada etapa da gestação e amamentação.

 “A troca do alimento deve ser feita gradualmente, logo após o acasalamento. Já a quantidade de alimento a ser fornecida será diferente a depender da espécie. Gatas necessitam iniciar o aumento de consumo de alimento logo no início da gestação, enquanto cadelas só devem começar a receber aumento na quantidade de alimento no terço final da gestação, e em ambos os casos deve ser mantida essa alimentação especial até o final da lactação. Para mais informações sobre quanto fornecer, o tutor deve consultar sempre o seu médico veterinário de confiança”, explica a profissional.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

NOSEiD: aplicativo norte-americano visa facilitar encontro de cães perdidos

1º centro de castração gratuita entrará em funcionamento na zona sul de SP

Residentes da FMVZ-Unesp produzem vídeo e cartilha sobre leishmaniose e toxoplasmose

(Foto: reprodução)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

selo CRMV-PR

CRMV-PR recebe selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Ato de amassar superfícies pode representar estreitamento de laços com tutores