Você já ouviu falar sobre o Handler? Este é o termo dado ao profissional que apresenta os cães em exposições e competições de beleza. Este trabalho envolve meses e até anos de convivência e, muitas vezes, o cão mora com o seu handler por um grande período, para cuidados e treino.
Porém, neste período onde é preconizado o distanciamento social, estes profissionais precisam de ajuda. Para isso, está acontecendo a campanha Criadores do Bem, em prol dos handlers que estão sem atividade, pois os eventos de cinofilia estão suspensos visando o controle da pandemia.
Para a iniciativa, a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e a Associação dos Handlers Profissionais do Brasil (AHPB) se uniram e arregaçaram as mangas. “Um grupo de amigas, todas criadoras e/ou handlers, confraternizava por meio de um grupo de WhatsApp, chamado ‘Felizes’. Quando a CBKC, junto com a Royal Canin, começou a dar um auxílio emergencial de três meses a esses profissionais, uma das amigas sugeriu a criação de uma rifa e, assim, começaram a angariar muitos itens de luxo e prestação de serviços”, conta a membro da Comissão de Responsabilidade Social da CBKC, Fabiana Fonseca.
Segundo ela, nesta primeira ação, a campanha vendeu onze cartelas de rifas e foi um sucesso absoluto. Logo em seguida, a Agência Euphorie fortaleceu ainda mais a campanha com seu grande apoio: sem cobrar nada, desenvolveu o site e inseriu a campanha nas redes sociais com excelência, cuidando de toda a parte de publicidade. Então, surgiu o primeiro bazar solidário, onde foram arrecadados mais de 45 itens, dentre eles, obras de arte, bebidas, itens de luxo, artigos para pet, roupas, etc. Também contou com o grande apoio dos queridos Julinho Casares e Ana Hickmann, ambos criadores e expositores de cães e que, conhecendo bem esse mundo, apoiaram a causa”, revela.
Foi realizado um bazar em estilo leilão, como comentado por Fabiana, onde foi criado um catálogo com as fotos de cada item e inserido em um álbum no Facebook. “Assim, cada foto pode receber lances por meio de comentários. A ideia teve tanta interação e resultados positivos, além de muita disputa pelos itens, que já está na segunda edição do Bazar Solidário”, comemora.
Criadores do Bem. A campanha começou com esse grupo de amigas e vem crescendo, conforme dito por Fabiana: “Só no grupo, são 50 mulheres, mais os amigos e cônjuges, a AHPB, a CBKC, a equipe Euphorie… Pode-se dizer que são mais de cem pessoas engajadas na causa, fora os doadores da campanha. Hoje, o auxílio é de R$ 300,00 por profissional. Há cadastradas 118 pessoas, todas recebendo solidariedade e carinho em forma de ajuda. A CBKC tinha um sonho antigo de criar uma Comissão de Responsabilidade Social e o fez, ajudando e muito, não só na pandemia, mas, com certeza, em vários outros aspectos. A Comissão veio para ficar e muita gente receberá o nosso apoio. É importante esses profissionais saberem que não estão sozinhos”, destaca.
Quem estiver interessado em contribuir, basta acessar as redes sociais (Facebook) e o website. A conta oficial da CBKC é utilizada para a campanha, onde podem ser realizadas, também, doações em dinheiro. “Quem quiser ajudar, pode doar itens para os bazares e lembrando que a divulgação da campanha também é imprescindível”, salienta Fabiana.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.