Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Campinas (SP) supera 70 atendimentos/dia a pets em 2023

Serviços incluíram vacinação, castração, urgência e emergência
Por Equipe Cães&Gatos
closeup on tabby cat at the vet with a stethoscope
Por Equipe Cães&Gatos

Contabilizando 26.488 atendimentos nos principais serviços para animais durante todo o ano de 2023, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), da Prefeitura de Campinas, realizou atendimento (incluindo itinerante) gratuito para cães e gatos ao longo do ano.

Ao todo, foram 17.558 mil atendimentos nos consultórios móveis, 8.341 mil animais domésticos castrados pelo Castramóvel e 589 resgates realizados pelo Samu Animal. Os números são referentes ao período de janeiro a dezembro de 2023.

Os dois consultórios veterinários móveis, inaugurados em julho de 2022, realizaram 24.848 atendimentos desde sua criação até dezembro de 2023. Durante esses 16 meses, as duas unidades passaram por diversas regiões de Campinas, ficando cerca de um mês em cada bairro.

Com atendimento itinerante e gratuito para cães e gatos, o programa facilitou a vida dos cidadãos, que não tinham condições de oferecer um serviço veterinário de qualidade para seus pets. Nos meses de maio, julho e agosto de 2023 os atendimentos superaram a marca de 2 mil.

Em 2023, foram quase 18 mil atendimentos nos consultórios móveis (Foto: divulgação)

O Castramóvel também é um dos serviços de destaque oferecidos pelo DPBEA, oferecendo castração e microchipagem aos animais. Segundo o departamento, ao todo foram realizadas 25.162 mil cirurgias de castração e 47.632 mil microchipagens de cães e gatos desde 2021.

O DPBEA também oferece programas de adoção de cães e gatos que foram resgatados pelo Samu Animal. Depois de passarem por tratamento médico veterinário, os pets são castrados, microchipados e postos para adoção. Foram 549 cães e gatos adotados por meio do programa desde 2021.

Somente em 2023, foram 180 adoções. Entre todos os meses, de janeiro de 2021 até dezembro de 2023, o recorde ficou com o mês de março deste ano, em que 30 animais foram adotados. Caso tenha interesse na adoção de um pet, acesse o site.

O Samu Animal desempenhou papel fundamental no resgate de animais de rua feridos, doentes e vítimas de maus-tratos. Desde 2021, foram 1.744 animais resgatados pelo Samu Animal, sendo 589 resgates em 2023.

Fonte: Prefeitura de Campinas, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Que impacto ambiental assume a alimentação animal? 

Por que os fogos de artifício afetam tanto os animais?

Quais são as especialidades da Medicina Veterinária que estão em alta?

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!