Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

“Carro-cachorro” com infestação de parasitas conscientiza sobre doenças

Ação usa bom humor para espalhar mensagem pelas ruas de Santos (SP)
Por Equipe Cães&Gatos
Petcar fará um trajeto pela orla de Santos até chegar em seu destino (Foto: divulgação)
Por Equipe Cães&Gatos

Entre os dias 3 e 4 de fevereiro, um carro-cachorro infestado de parasitas circulará pelas ruas de Santos (SP). A ação tem o objetivo de promover conscientização sobre o perigo dos ectoparasitas para a saúde dos pets – em uma época do ano que marca a reprodução e, portanto, proliferação das pulgas, mosquitos e carrapatos. Impensada aos olhos de muitos, a ativação foi criada para causar impacto e comoção em relação a um tema que tem ligação direta com o bem-estar e a vida dos animais de estimação.

A dinâmica, que comunica um assunto de utilidade pública com leveza e bom-humor, é uma ação da Petlove. Segundo dados do Grupo Petlove, a partir de setembro, quando começa o período com maior incidência de chuvas, o número de receitas de medicamentos anti-parasitários aumenta. Esse movimento demonstra que muitos tutores já compreendem a importância desses protocolos para a saúde de seus animais de estimação. 

Petcar fará um trajeto pela orla de Santos até chegar em seu destino (Foto: divulgação)

No entanto, em um País de clima tropical como o Brasil, que favorece a proliferação dos ectoparasitas, a conscientização nunca é demais. Atualmente, são mais de 85 milhões de cães e gatos nos lares brasileiros e eles são parte essencial da família multiespécie, o que muitos tutores não sabem, porém, é que infestações parasitárias contribuem para a transmissão de doenças complexas como erlichiose, babesiose e anaplasmose, que, a depender das circunstâncias, podem levar os animais de estimação a óbito. A forma mais efetiva de combate e proteção contra esses males é a prevenção.

Segundo a médica-veterinária da Petlove, Viviane Tamos, os principais sintomas das doenças parasitárias podem variar desde coceira intensa e queda de pelos do pet até problemas gastrointestinais, fraqueza e febre. A especialista alerta, ainda, para as condições climáticas do verão que favorecem a reprodução de insetos vetores e podem acelerar o ciclo de vida dos parasitas.

Além da escolha pelo verão, a realização da ação de conscientização da Petlove em Santos não é aleatória, já que o cuidado deve ser redobrado em regiões litorâneas. “Ambientes úmidos, como o litoral, propiciam a proliferação de pulgas, carrapatos, vetores como mosquitos e aumentam a vulnerabilidade dos pets. Locais mais quentes favorecem a presença de parasitas em áreas úmidas”, destaca Viviane Tamos.

Por fim, ela recomenda que o responsável pelo pet faça a manutenção do ambiente em que ele vive, deixando-o sempre limpo, e que realize o tratamento preventivo em seus cães e gatos, com as consultas e orientações de médicos-veterinários em dia.

O Petcar fará um trajeto pela orla de Santos até chegar em seu destino: a loja da Petlove, na Avenida Washington Luís, 476, em Gonzaga. Na unidade, o famoso carro-cachorro receberá os devidos cuidados e, com ajuda do público, ficará livre dos parasitas. Além disso, a Petlove irá distribuir brindes e promover uma ação para os clientes, na qual quem retirar uma pulga premiada terá direito a um produto surpresa para o seu pet.

Fonte: Petlove, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Transtornos mentais e emocionais também afetam pets

Abinpet lança nova edição do Manual Pet Food

Diferenças entre cães machos e fêmeas influenciam dia a dia

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!