Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

CEPEN pet completa 5 anos de oferta de conhecimento e inovação na nutrição de pets

Por Equipe Cães&Gatos
cepen pet
Por Equipe Cães&Gatos

O Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos (CEPEN pet) está completando, em agosto, 5 anos de existência. O espaço é uma realização da PremieRpet junto à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), fruto da parceria entre a iniciativa privada e o mundo acadêmico. Um convênio técnico-científico que vem incentivando fortemente a pesquisa na área de nutrologia e nutrição de cães e gatos, conduzindo o Brasil à posição de destaque no cenário internacional.

“Temos foco em pesquisa desde a nossa fundação, inclusive com um Centro de Desenvolvimento próprio em nosso complexo industrial. Junto ao CEPEN pet, expandimos nossos horizontes na área científica e contribuímos para potencializar ainda mais a geração de conhecimento e inovação dentro do universo acadêmico nacional e internacional. Com a parceria, contribuímos para a formação e qualificação profissional, e oferecemos cada vez mais alimentos com conceitos nutricionais diferenciados e inovadores no mercado pet”, afirma a diretora de Planejamento Estratégico e Marketing Corporativo da PremieRpet, Madalena Spinazzola.

O CEPEN pet oferece disciplinas teóricas e práticas relacionadas à nutrologia, além de uma estrutura completa para pesquisas, estágios e programas de aprimoramento. O objetivo é colaborar para a formação de profissionais, potencializar a geração de conhecimento, expandir os horizontes de atuação e apoiar o desenvolvimento de alimentos que colaborem para a saúde e longevidade de cães e gatos. 

“A parceria é fundamental, pois por meio dela conseguimos garantir uma estrutura de ponta para o melhor aprendizado dos nossos alunos e estagiários, além de colocar todos os envolvidos em contato constante com a indústria. São muitas frentes e os ganhos são muitos”, destaca o professor do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ-USP e coordenador do CEPEN pet, Marcio Brunetto.

Ao longo dos 5 anos, 60 artigos científicos foram publicados em revistas e 140 resumos apresentados em congressos nacionais e internacionais
(Foto: divulgação)

5 anos de sucesso

Ao longo dessa meia década de atividades, mais de 600 alunos da FMVZ-USP já passaram pelo CEPEN pet nas disciplinas de Nutrição e Criação de Cães e Gatos; Formulação e Processamento de Dietas para Cães e Gatos; e Gestão do Segmento Pet. A disciplina de Nutrologia de Cães e Gatos também foi cursada por 223 graduandos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA-USP). Além disso, o programa de estágio já recebeu cerca de 500 acadêmicos da FMVZ-USP e FZEA-USP, assim como de outras universidades de diversos Estados brasileiros.

“Nas diferentes disciplinas de graduação e pós-graduação são repassadas informações e conhecimentos atualizados baseados em guias oficiais de recomendações nutricionais, bem como artigos científicos recentes. Nos estágios e nas aulas práticas, os nossos alunos aprendem nutrição no dia a dia”, explica Brunetto.

As pesquisas produzidas no CEPEN pet também colaboram para gerar novos conhecimentos. Ao longo dos 5 anos, 60 artigos científicos foram publicados em revistas e 140 resumos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Entre as 32 premiações em diferentes frentes, a pesquisa “Serum metabolomics analysis reveals that weight loss in obese dogs results in similar metabolic profile than that of dogs in ideal body condition” recebeu o prêmio de melhor apresentação oral na área de animais de companhia no Congresso da European Society of Veterinary and Comparative Nutrition, em 2020, além de ser capa de uma das mais importantes publicações sobre alterações metabólicas dos organismos no mundo: a Metabolomics, em 2021.

Em 2021, o Centro de Pesquisas também foi contemplado com o prêmio de melhor apresentação oral no 21 Anual AAVN Clinical Nutrition and Research Symposium, organizado pela American Academy Veterinary Nutrition (AAVN), com o trabalho intitulado “Parameters of carbohydrate and lipid metabolism in obese cats fed a diet containing 0.06% beta-glucan”.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Aumento do número de gatos nos lares brasileiros exige maior conhecimento sobre a espécie

Insuficiência Cardíaca Congestiva é a principal consequência das doenças cardíacas em pets

Treinar cães domésticos com buzinas pode afetar o aparelho auditivo desses pets

Compartilhe este artigo agora no