Após o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tomar conhecimento sobre ameaças de golpistas a clínicas veterinárias, a instituição resolveu alertar proprietários e funcionários sobre o novo atentado.
O golpe funciona da seguinte forma: as clínicas recebem ligações com ameaça de invasão caso não sejam realizados depósitos por PIX. Segundo o Conselho, de forma estratégica o golpista costuma ter informação específica sobre o estabelecimento e procura manter a pessoa o máximo de tempo possível no telefone.
Como alguns estabelecimentos veterinários trabalham com a internação de animais e precisam manter os cuidados e monitoramento dos pacientes, o CFMV consultou a Polícia Civil do Distrito Federal sobre como os proprietários dos estabelecimentos devem proceder.
As orientações são: Desligue imediatamente a ligação; Se for o caso, entre em contato com quem estaria sendo supostamente sequestrado ou ameaçado; Ligue para o 190 e acione a Polícia Militar do Estado; Feche as portas, suspenda os atendimentos presenciais, e aguarde dentro do estabelecimento até a chegada da Polícia ou por um prazo de duas horas e por último, não atenda mais as ligações do número do golpista.
Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
A nutrição está presente e transforma a vida dos animais todos os dias
RJ constrói viaduto para reduzir o número de acidentes envolvendo animais silvestres
Além de gravidez indesejada, castração ajuda a prevenir diversas doenças nos pets