Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

CFMV e Ekôa Vet lançam campanha sobre saúde mental para médicos-veterinários

Por Equipe Cães&Gatos
saúde mental
Por Equipe Cães&Gatos

As duas principais causas que afetam a saúde mental dos médicos-veterinários são a Síndrome de Burnout e a fadiga por compaixão. A primeira compreende o esgotamento emocional crônico por sobrecarga de trabalho; já a fadiga por compaixão é a exaustão emocional de trabalho em prol do outro.

Há, também, outros fatores de risco como a existência de transtornos mentais, como a depressão, o uso de álcool e outras substâncias, o acesso a métodos potencialmente perigosos e algumas questões específicas da prática profissional, como a eutanásia. Muitos médicos-veterinários vivenciam uma sobrecarga de trabalho em condições com pouco suporte organizacional.

É importante entender sobre os próprios sentimentos e emoções e não hesitar em pedir ajuda quando preciso (Foto: reprodução)

Como precaução, a busca pelo autocuidado é fundamental. Por isso, o Conselho Federal de Medicina Veterinária e a Associação Brasileira em prol da Saúde Mental na Medicina Veterinária (Ekôa Vet) iniciam, este mês, a campanha “Médico-veterinário, você importa! Cuide de você! Seja a sua prioridade!”. O objetivo é promover a reflexão e o alerta sobre os cuidados com a saúde mental, a partir da prevenção.

Alguns exemplos de autocuidado são: manter uma rotina de horários regulares, cuidar da alimentação, praticar atividade física, organizar espaços em casa, fazer pausas ao longo do dia de trabalho, buscar atividades prazerosas e atentar à qualidade do sono. É importante, também, entender sobre os próprios sentimentos e emoções e não hesitar em pedir ajuda.

As relações sociais são fonte de suporte e acolhimento e é importante cultivá-las, mesmo que fisicamente distantes. Vale, também, atenção aos colegas que necessitam de ajuda.

Entre em contato com psicólogos ou psiquiatras ou fale diretamente com a @ekoavet. Em situações emergenciais, converse com o Centro de Valorização da Vida pelo número 188 ou pelo chat no site deles: cvv.org.br

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária desvenda: Será que, realmente, os gatos sempre caem de pé?

Medicina Veterinária Sistêmica foca na filosofia em prol da vida dos indivíduos

Veterinária cita doenças que podem ser evitadas com a vacinação dos gatos

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!