- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Cientistas avaliam traços de psicopatia em gatos

Pesquisa busca auxiliar os tutores a compreender melhor o comportamento felino
Por Equipe Cães&Gatos
Cientistas avaliam traços de psicopatia em gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Um grupo de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, desenvolveu um questionário, baseado no modelo triárquico da psicopatia, que pretende ajudar os tutores de gatos a compreender melhor o comportamento dos seus animais. Com base no modelo que é utilizado originalmente para avaliar comportamentos humanos, o questionário permite medir tendências felinas em três áreas: ousadia, maldade e desinibição.

O principal objetivo deste instrumento é avaliar os traços comportamentais dos felinos, ajudando os tutores a compreender a psicologia dos seus animais. Além disso, o estudo procura ainda melhorar a relação entre gatos e humanos, proporcionando ferramentas para lidar com comportamentos considerados indesejáveis.

O principal objetivo deste instrumento é avaliar os traços comportamentais dos felinos (Foto: Reprodução)

Como funciona o questionário

Composto por 46 perguntas, o questionário explora diferentes aspetos do comportamento dos gatos, como reações ao perigo, interações com outros animais, mudanças de humor e resposta a regras da casa. Os tutores respondem às questões utilizando uma escala que vai de “não descreve o meu gato” a “descreve o meu gato extremamente bem”. Entre os aspetos avaliados estão a agressividade, a hostilidade em relação a humanos e a outros animais, e a resposta ao ser acariciado. Estas respostas são analisadas para identificar onde o gato se encaixa nos traços do modelo triárquico.

Psicopatia felina: um traço evolutivo?

Embora o termo “psicopatia” tenha uma conotação negativa nos seres humanos, os investigadores acreditam que certos comportamentos psicopáticos nos gatos podem ter sido vantajosos para os seus antepassados. Por exemplo, traços como ousadia e agressividade podem ter ajudado na obtenção de recursos essenciais, como comida e território.

Impacto na relação entre tutores e gatos

O estudo, publicado no Journal of Research in Personality, revelou que a desinibição e a hostilidade em relação a outros animais estão associadas a uma melhor relação entre o gato e o tutor. No entanto, características como maldade e ousadia tendem a impactar negativamente essa relação. A equipe de pesquisadores espera que o questionário possa ajudar os tutores a identificar comportamentos problemáticos e a ajustar o ambiente ou mesmo o treino dos seus gatos.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

FAQ

Qual o objetivo do estudo?

A equipe de pesquisadores espera que o questionário possa ajudar os tutores a identificar comportamentos problemáticos e a ajustar o ambiente ou mesmo o treino dos seus gatos.

Quais pesquisadores estão realizando esta pesquisa?

Um grupo de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, com publicação no Journal of Research in Personality.

Quais foram as vantagens evolutivas dos traços comportamentais identificados?

Traços como ousadia e agressividade podem ter ajudado na obtenção de recursos essenciais, como comida e território.

LEIA TAMBÉM:
Gato lambendo? Entenda esse comportamento dos felinos
Conheça alguns comportamentos comuns dos gatos após a adoção 
Corrigir o comportamento do seu gato é fundamental para o bem-estar animal

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no