Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Como oferecer um ambiente saudável aos felinos?

Ambientes verticalizados são essenciais para estimular a exploração do local e atividade física dos gatos
Por Equipe Cães&Gatos
foto-gato
Por Equipe Cães&Gatos

Ontem, 17 de fevereiro, foi o Dia Mundial do Gato, criado não apenas para celebrar a presença do pet em nossas vidas, mas, também, para conscientizar contra os maus-tratos e os cuidados para a saúde e bem-estar dos felinos. A Vetnil aproveita a temática ainda quente para reforçar aos tutores a importância de ficarem atentos às necessidades específicas dos gatos.

O médico-veterinário da Vetnil, Kauê Ribeiro, explica que a espécie possui hábitos singulares que demandam atenção e cuidado por parte de seus tutores, incluindo o espaço adequado para seu desenvolvimento, ambientes verticalizados para estimular a atividade física e garantir rotas alternativas, além do uso de brinquedos que instiguem a curiosidade por presas.

Segundo ele, os gatos também possuem particularidades em relação à saúde, que podem influenciar a qualidade de vida e longevidade do animal. “Os felinos demonstram sinais relacionados à dor de forma mais sútil quando comparados à maioria dos cães, sendo importante estar atento a quaisquer alterações, principalmente de apetite e comportamentais. Para garantir a saúde e bem-estar dos pets em todas as fases da vida, é fundamental a consulta regular ao médico-veterinário”, recomenda.

O estilo de interação dos gatos, que se adaptam à vida moderna e ao ritmo dos tutores, é um dos fatores que faz com que a procura por este pet aumente (Foto: reprodução)

Crescimento da população de gatos

Os felinos vêm ganhando cada vez mais destaque no mundo pet. Sabemos que o crescimento na população de gatos tem sido maior do que a de cães nos últimos anos. Segundo fontes de pesquisa como a Abinpet e o Instituto Pet Brasil, alguns fatores têm motivado essa mudança no cenário nacional, como, por exemplo, o estilo de interação dos gatos, que se adaptam bem à vida moderna e ao ritmo dos tutores, oferecendo companheirismo sem a necessidade de contato tão constante; fácil adaptação a espaços menores, uma vantagem em tempos de residências cada vez mais compactas e verticalizadas. O levantamento ainda aponta que a natureza silenciosa dos gatos os torna pets ideais para ambientes que prezam pela tranquilidade.

Fonte: Vetnil, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Técnica mantém pets calmos na hora do banho

Condomínios podem proibir a presença de pets? 

Saiba como entreter o pet em dias de chuva

Compartilhe este artigo agora no