- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Concurso da Perícia de Sergipe conta com vagas para médicos-veterinários

Por Equipe Cães&Gatos
perícia
Por Equipe Cães&Gatos

Os animais são seres vivos e também sofrem com a violência, mesmo que não entendam o porquê de estarem sendo abandonados ou, ainda, a motivação para estarem sendo agredidos e passarem por situações de maus-tratos. Por isso, para responsabilizar criminalmente os autores de crimes contra os animais, a Polícia Científica de Sergipe incluiu duas vagas destinadas ao cargo de perito criminalístico com formação em Medicina Veterinária

O edital do concurso público foi publicado no Diário Oficial de Sergipe nº 29.081, de 24 de janeiro. No edital, há o detalhamento dos conhecimentos específicos que o candidato às vagas deve possuir para atuação na função de perito criminalístico com formação em Medicina Veterinária.

Conforme o edital, o candidato deve possuir conhecimentos nas áreas de anatomia, fisiologia e patologia dos animais domésticos e dos animais silvestres; assim como também em defesa animal, diagnóstico, prevenção e controle; além de conhecimentos em doenças de notificação obrigatória. Para atuar na área, o candidato também precisa possuir conhecimentos básicos de epidemiologia, análise de risco e bioestatística

São necessários entendimentos sobre noções de biossegurança, zoonoses e higiene de alimentos (Foto: reprodução)

Além desses conhecimentos, o candidato também precisa entender sobre desenvolvimento de programas sanitários, clínica médico-veterinária, inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, abrangendo boas práticas de fabricação e análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC). O candidato precisa, ainda, conhecer sobre métodos de amostragem e análise e entender sobre produtos de origem animal. 

O candidato às vagas para médico-veterinário também deve possuir conhecimento em produtos para alimentação animal, farmacologia veterinária, resíduos de medicamentos veterinários em produtos de origem animal; além de entendimento sobre análises microbiológicas em produtos de origem animal e de alimentos para animais. É exigido, também, conhecimento sobre análises físico-químicas em produtos de origem animal e em alimentos para animais.

Ainda segundo o edital, os candidatos devem conhecer sobre análise centesimal, cromatografia líquida de alta eficiência para análise de corantes e vitaminas em leite e absorção atômica. Também são necessários entendimentos sobre noções de biossegurança, zoonoses e higiene de alimentos. O profissional deve conhecer, ainda, sobre doenças transmitidas por animais e por produtos de origem animal.

O edital lista, ainda, a necessidade de o candidato possuir conhecimentos específicos quanto à identidade e qualidade de produtos de origem animal, a legislação federal e a inspeção de produtos de origem animal. O certame indica, também, entendimentos nas áreas de alimentos para animais, produtos veterinários e programas sanitários básicos. Os candidatos devem possuir conhecimento sobre classificação taxonômica e manejo de animais da fauna silvestre brasileira. 

Por fim, os postulantes às vagas devem possuir entendimento sobre transmissão da informação genética, melhoramento genético e bioquímica básica. Ainda, são indicados conhecimentos sobre legislação ambiental, análise patológica, técnicas de necropsia e de exames de laboratório necessários na determinação da causa da morte de um animal.

Clique aqui para conferir os detalhes completos do edital.

Fonte: Acontece no RS, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária desvenda: Será que, realmente, os gatos sempre caem de pé?

Medicina Veterinária Sistêmica foca na filosofia em prol da vida dos indivíduos

Veterinária cita doenças que podem ser evitadas com a vacinação dos gatos

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no