O Brasil conta com a segunda maior população de cães e gatos do mundo. São mais de 80 milhões de animais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que 46% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um cachorro e 38% têm pelo menos um gato como companheiro. Assim como os humanos, os animais têm necessidades específicas de nutrientes que nem sempre são supridas pela alimentação convencional.
“A suplementação é um apoio à articulação, auxiliando, também, para ter pelagem saudável, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção da osteoartrite e até mesmo melhoria da saúde emocional dos pets. Além disso, em casos de condições médicas específicas, como alergias, problemas gastrointestinais ou deficiências nutricionais, os suplementos colaboram para complementar o tratamento”, explica o médico-veterinário Rafael Traldi, consultor da Pearson Saúde Animal.
“De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), cerca de 20% dos cães e gatos sofrem algum tipo de doença articular durante suas vidas. A suplementação desempenha importante papel em termos de qualidade de vida dos animais. Além disso, após cirurgias ortopédicas ou lesões articulares, os suplementos auxiliam o processo de recuperação. Eles não apenas ajudam a reduzir a dor e a inflamação, mas também promovem a desaceleração do envelhecimento do tecido articular danificado, proporcionando melhor qualidade de vida”, completa Rafael Traldi.
Um exemplo de suplemento de qualidade é NutriCore Move, da Pearson Saúde Animal. Ele contém em sua formulação NEM (membrana da casca do ovo), que promove elasticidade e lubrificação nas articulações dos pets, facilitando a locomoção em animais com problemas relacionados à senioridade e a doenças crônicas.
Fonte: Pearson Saúde Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Projeções indicam um ano positivo para o setor pet
Você sabe quais os cuidados essenciais com animais resgatados?
Doença sem cura, lúpus também afeta os pets