A fim de auxiliar profissionais que atuam em instalações de animais e que desempenham papéis em cenários de utilização desses indivíduos para ensino e experimentação, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR), lançou o “Manual de Procedimentos do Responsável Técnico em Instalações de Animais Usados para Ensino e Pesquisa”.
A médica-veterinária do CRMV-PR, atuante nas seções de Fiscalização e Assessoria Técnica, Vanessa Carli, explica que a motivação para a construção do manual partiu da importância da atuação dos profissionais, de acordo com as normas vigentes, e da necessidade da ênfase no bem-estar dos animais criados, mantidos e usados em ensino e pesquisa. “Além disso, o conteúdo pode servir de base de excelência para atuação dos profissionais no Paraná”, complementa.
Sobre o manual
Segundo o Conselho Regional, o guia reúne informações importantes sobre hierarquia, os deveres dos responsáveis técnicos e os aspectos legais a que estão sujeitos os estabelecimentos fiscalizados.
O projeto foi desenvolvido por um grupo de médicos-veterinários atuantes na fiscalização e assessoria técnica do CRMV-PR, as orientações reunidas no manual se baseiam em normas como do Sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Conselho Regional (CFMV/CRMVs) e também as publicadas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea, 2021).
Fonte: CRMV-PR, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
A nutrição está presente e transforma a vida dos animais todos os dias
RJ constrói viaduto para reduzir o número de acidentes envolvendo animais silvestres
Mato Grosso recebe o primeiro equipamento de tomografia veterinária do Estado