Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

CRMV-PR disponibiliza manual de procedimentos veterinários em ensino e pesquisa

Por Equipe Cães&Gatos
manual CRMV-PR
Por Equipe Cães&Gatos

A fim de auxiliar profissionais que atuam em instalações de animais e que desempenham papéis em cenários de utilização desses indivíduos para ensino e experimentação, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR), lançou o “Manual de Procedimentos do Responsável Técnico em Instalações de Animais Usados para Ensino e Pesquisa”.

- PUBLICIDADE -

A médica-veterinária do CRMV-PR, atuante nas seções de Fiscalização e Assessoria Técnica, Vanessa Carli, explica que a motivação para a construção do manual partiu da importância da atuação dos profissionais, de acordo com as normas vigentes, e da necessidade da ênfase no bem-estar dos animais criados, mantidos e usados em ensino e pesquisa. “Além disso, o conteúdo pode servir de base de excelência para atuação dos profissionais no Paraná”, complementa.

manual CRMV-PR
Para a médica-veterinária, Vanessa Carli, o conteúdo pode servir de base de excelência para atuação dos profissionais no Estado do Paraná (Foto: divulgação)

Sobre o manual

Segundo o Conselho Regional, o guia reúne informações importantes sobre hierarquia, os deveres dos responsáveis técnicos e os aspectos legais a que estão sujeitos os estabelecimentos fiscalizados. 

O projeto foi desenvolvido por um grupo de médicos-veterinários atuantes na fiscalização e assessoria técnica do CRMV-PR, as orientações reunidas no manual se baseiam em normas como do Sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Conselho Regional (CFMV/CRMVs) e também as publicadas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea, 2021).

Fonte: CRMV-PR, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

A nutrição está presente e transforma a vida dos animais todos os dias

RJ constrói viaduto para reduzir o número de acidentes envolvendo animais silvestres

Mato Grosso recebe o primeiro equipamento de tomografia veterinária do Estado

Compartilhe este artigo agora no