O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizará, no próximo dia 26 de setembro (quinta-feira), o simpósio “Panorama da Raiva no Estado do Rio de Janeiro”, no auditório do CRMV-RJ em Campos dos Goytacazes. O evento será promovido durante a semana mundial de conscientização sobre a raiva, com o objetivo de debater esse importante problema de saúde pública, que continua a afetar tanto a saúde animal quanto a humana. A raiva é uma zoonose viral, fatal após o início dos sintomas, mas que pode ser prevenida com vacinação.
Com a mudança do perfil epidemiológico no Brasil, a raiva causada por animais silvestres, especialmente morcegos hematófagos, vem se tornando mais comum do que a transmissão por cães. No estado do Rio de Janeiro, o vírus da raiva ainda afeta significativamente bovinos e equinos. As mudanças nos ambientes rurais, urbanos e periurbanos, assim como alterações climáticas e sociais, contribuem para a reorganização dos animais silvestres, ampliando a transmissão de doenças zoonóticas.
O simpósio, que é uma iniciativa coordenada pela Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro (AMVERJ), com o apoio de instituições como o Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual de Saúde e PESAGRO, reunirá médicos-veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, produtores rurais e demais profissionais das áreas de ciências agrárias e saúde para discutir a vigilância e o controle da raiva em diferentes espécies, incluindo herbívoros e pequenos animais. Entre os temas abordados estão o impacto das mudanças ambientais na proliferação do vírus e a importância da integração entre as áreas de saúde animal, humana e meio ambiente.
O evento também contará com uma mesa-redonda para discutir estratégias de controle da raiva no Estado do Rio de Janeiro, com a participação de especialistas e autoridades do setor.
Participe desse importante debate sobre a prevenção e controle da raiva e colabore para a conscientização sobre uma doença que, embora fatal, é completamente evitável com a vacinação.
Fonte: CRMV-RJ, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Confira algumas dicas de como introduzir um novo gato em casa
Veterinária orienta sobre os cuidados essenciais com a saúde ocular dos pets
Boehringer Ingelheim lança endectocida NexGard COMBO para combate a parasitas em felinos