in

CRMV-SP destaca mudança de olhares para a Saúde Única durante pandemia

Segundo médica-veterinária, pandemia fez com que alunos tivessem um cuidado maior com o próximo

Que a pandemia acarretou diversas mudanças ou aproximações, isso não é novidade. Na Medicina Veterinária, como pontua o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), período tem facilitado que estudantes da área vivenciem a Saúde Única.

Para o Regional, ao pensar nos desafios atuais da educação, o momento exige reflexão sobre os compromissos e responsabilidades que envolvem a formação dos futuros profissionais que, em breve, estarão atuando no atendimento aos animais, no controle de zoonoses, na fabricação e inspeção de produtos de origem animal, entre outras áreas relevantes para a sociedade.

Neste cenário, a médica-veterinária Helenice de Souza Spinosa, presidente da Comissão Técnica de Educação (CTE) do CRMV-SP e docente da Universidade de São Paulo (USP), diz que ainda não é possível mensurar completamente os impactos da pandemia na educação. “Dos desafios enfrentados neste momento, os aprendizados que ficam são a resiliência, a solidariedade, a compaixão, a tolerância e a superação”.

Projeto desenvolve oftalmologia veterinária no HV da UENP - Universidade  Estadual do Norte do Paraná | UENP
Experiência dos estudantes nos hospitais veterinários se faz necessária (Foto: reprodução)

UM NOVO OLHAR

Para ela, mais do que nunca, a experiência dos estudantes nos hospitais veterinários se faz necessária. “Como futuros profissionais da área da saúde, os alunos devem praticar a proteção da saúde animal – algo evidente da lida do médico- veterinário -, assim como a proteção da saúde humana, além do cuidado com o meio ambiente”, explica.

A profissional ainda destaca que, a pandemia fez com que os alunos tivessem um cuidado maior com o próximo, seja ele o tutor, o auxiliar veterinário, a equipe de limpeza ou os colaboradores da recepção. “É a experiência prática e vivenciada da Saúde Única”, finaliza a médica-veterinária.

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

“Não me deixe esquecer”: veterinários explicam Síndrome da Disfunção Cognitiva

Linfoma alimentar em gatos afeta cerca de 70% dos pacientes diagnosticados com câncer

Veterinários do CRMV-SP afirmam: bom atendimento aos pets deve se estender aos tutores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oportunidade: Programa de Residência 2021 da MSD Saúde Animal abre inscrições

Período de pandemia despertou atenção dos tutores sobre alimentação pet