in

CRMV-SP disponibiliza guia prático para notificação obrigatória de doenças animais

Iniciativa é importante para o conhecimento do comportamento de doenças e seus possíveis agravos

A fim de auxiliar profissionais na notificação obrigatória de doenças animais, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) disponibiliza guia prático. Arquivo oferece filtro por tipo de enfermidade e espécie, além de normas e links. Ferramenta está disponível no site do Regional.

De acordo com o Conselho, a tabela possui hiperlinks de acesso, textos explicativos, legislações vigentes – nas esferas federal, estadual e municipal –, conteúdos técnicos e sites para notificação on-line. O arquivo permite a pesquisa por tipo de enfermidade e espécie.

“A grande quantidade de normas de diversos órgãos, que estabelecem condutas diferentes para as notificações foi o que motivou o Regional a criar este recurso, preocupado em auxiliar os profissionais”, diz o coordenador técnico médico-veterinário do Conselho, Leonardo Burlini, que participou do trabalho que resultou no arquivo, juntamente com as comissões técnicas de Saúde Animal (CTSA) e de Saúde Pública Veterinária (CTSPV) do CRMV-SP.

Para a presidente da CTSPV/CRMV-SP, Adriana Maria Lopes Vieira, além de ser um dever previsto em legislação, a notificação compulsória é uma ferramenta de grande importância para o conhecimento do comportamento de doenças e seus possíveis agravos, a exemplo de emergências sanitárias.

“Os registros possibilitam que a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde sejam avaliadas. Os dados também contribuem na identificação de fatores essenciais para o planejamento e execução de ações de prevenção, controle e tratamento das doenças”, afirma a médica-veterinária, citando, ainda, que a definição do que é prioridade dentre as medidas adotadas também se dá a partir das informações recebidas por meio de notificações.

Para acessar a tabela, clique aqui.

Fonte: CFMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Acumuladores de animais devem receber ajuda psicológica e informações sobre Saúde Pública

Salário de médicos-veterinários: os pisos salariais são seguidos à risca?

Valores de matérias-primas utilizadas em pet food subiram de 65 a 165% durante pandemia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrapatos e pulgas se proliferam em maior intensidade nos períodos de calor e umidade

dia medicina veterinária

Veterinários compartilham desafios e motivações no trabalho em um zoológico