Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

CRMV-SP passa a integrar operação “SP sem Fogo”

Veterinário estará presente em ações de atendimento a catástrofes que envolvam animais
Por Equipe Cães&Gatos
operação sp sem fogo
Por Equipe Cães&Gatos

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero, assinou, na quarta-feira (07), um acordo que inclui o conselho na operação “São Paulo sem Fogo”, projeto que visa prevenir e combater incêndios florestais e queimadas em grandes áreas verdes próximas a regiões rurais e urbanas.

- PUBLICIDADE -

O termo de intenções garante a atuação do Regional junto ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e à Defesa Civil do Estado nas ações de atendimento a catástrofes que envolvam animais. 

O CRMV-SP afirma que esta é uma conquista da Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres da autarquia, e da médica-veterinária Bianca Colepicolo, que atuou como voluntária nas ações de resgate de animais na tragédia causada pelas fortes chuvas em São Sebastião, no início deste ano.

“A oficialização da ação conjunta permitirá a padronização das ações voluntárias junto às autoridades nas situações de emergência. Com isso, poderemos estruturar, de maneira sólida e efetiva, a resposta aos animais”, explicou o presidente da Comissão de Resgate Técnico Animal, Leonardo Maggio.

A profissional foi quem articulou o contato da Comissão junto aos vários voluntários que atuavam nas ações de resgate animal no litoral paulista, e também quem entregou ofício ao secretário de Relações Instituições, Gilberto Kassab, sinalizando o interesse de parceria do CRMV-SP junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

“O trabalho da Comissão e da Bianca foi fundamental para que pudéssemos firmar tal parceria. O acordo técnico é extremamente valioso e contribuirá para a preservação da vida animal e do meio ambiente, gerando impactos para a vida humana. É essencial que o médico-veterinário esteja presente nestes espaços, pois ele é agente da Saúde Única”, disse o presidente da autarquia, Odemilson Donizete Mossero.

O vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso; o presidente da Comissão de Políticas Públicas do Regional, Raphael Hamaoui; e o diretor técnico da autarquia, Leonardo Burlini Soares, também marcaram presença no evento.

O que é a operação

A operação “SP sem Fogo” é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e de Segurança Pública com a Defesa Civil do Estado. Além disso, conta também com ações e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundação Florestal (FF) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O Governo do Estado investirá mais de R$ 97 milhões.

A Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres do CRMV-SP já colaborou anteriormente com o Governo do Estado durante incêndio que acometeu em 2021 o Parque Estadual do Juquery, gerido pela Fundação Florestal. O grupo colaborou com a organização dos trabalhos desenvolvidos por profissionais médicos-veterinários, zootecnistas, biólogos e auxiliares na ocasião.

No parque, que concentra o último fragmento de cerrado da região Metropolitana de São Paulo e enfrentou mais de 40 horas de um incêndio responsável por consumir quase 80% de um território de 2 mil hectares, o fluxo de atividades de resgate e assistência a animais foi coordenado por meio de um sistema de comando de incidente, com os voluntários divididos entre operacional, logística, administração e posto médico-veterinário avançado.

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Poodles são responsáveis por mais ataques do que pitbulls

Carrapatos portadores de febre maculosa podem afetar cães

Clima mais frio e seco exige cuidados com a saúde dos pets

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!