O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão de Educação, realiza em 29 de abril, o I Encontro Estadual de Coordenadores de Curso de Medicina Veterinária. O evento é voltado exclusivamente para coordenadores de cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, e ocorrerá em São Paulo, das 8h às 17h30. O local será divulgado em breve.
O encontro faz parte das ações de aproximação e diálogo do Conselho com as IES, e visa refletir sobre o sistema educacional da Medicina Veterinária, buscando seu aprimoramento em alto nível e disponibilizando às Instituições toda a estrutura do Conselho para esse fim.
De acordo com o presidente da Comissão de Educação e vice-presidente do Conselho, Fábio Manhoso, além do apoio no que tange às questões pedagógicas, a autarquia também estará à disposição para contribuir com orientações jurídicas e técnicas, bem como por meio de suas outras Comissões Assessoras.
“Queremos ouvir os anseios e necessidades dos coordenadores, compartilhar boas práticas e experiências, e assim buscar a união e o fortalecimento educacional que envolve a Medicina Veterinária”, disse Manhoso.
Para o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, o encontro é uma oportunidade de qualificação para os coordenadores e gestores de cursos superiores e um elemento de aproximação dos profissionais com a autarquia. “Esse evento traz a possibilidade do debate de forma mais socializada com o Conselho, o que é muito salutar em termos de cooperação entre as instituições, que no final, tem como objetivo maior a boa formação dos médicos-veterinários para atender a sociedade brasileira”, avalia.
Durante todo o evento, os coordenadores terão a oportunidade de se manifestarem e colocarem suas percepções sobre os assuntos debatidos e propostos, com um destaque especial, participarem ao final da edição do CRMV-SP Escuta, projeto que visa debater questões importantes para a Medicina Veterinária e ouvir as demandas profissionais.
Formação integrativa
Diretrizes curriculares, mercado de trabalho, sistema educacional e viabilidades do Ensino a Distância (EaD) nos cursos de Medicina Veterinária são algumas das temáticas que serão abordadas no I Encontro Estadual de Coordenadores de Curso de Medicina Veterinária do CRMV-SP.
“Optamos por assuntos abrangentes e atuais que promovam o bom debate e consequentemente fomentem reflexões. Também queremos construir novos projetos a partir das discussões levantadas no encontro, que inclusive nos norteiem no desenvolvimento de chancela oficial por parte do CRMV-SP para as instituições que, de forma voluntária, atenderem às exigências estabelecidas para um bom curso de Medicina Veterinária”, diz o presidente da Comissão de Educação.
Fábio Manhoso reforça a importância das instituições terem um olhar especial para a formação de competências humanísticas. “Além de profissionais com alto nível técnico, precisamos formar médicos-veterinários que saibam se posicionar, se comunicar, se caracterizar como bons líderes frente a suas equipes, exigências essas que já estavam contidas nas Diretrizes anteriores e reforçadas na atual”, afirma.
Construindo pontes
Em novembro de 2021, a Comissão de Educação iniciou um projeto de visitas às faculdades de Medicina Veterinária, visando transmitir uma mensagem de otimismo, união e fortalecimento do ensino da Medicina Veterinária, o que totalizou até o momento 18 visitas técnicas que serviram também para solidificar o convite aos coordenadores dos cursos a participarem do Encontro.
“O coordenador de curso é o grande maestro do sistema educacional nas instituições, pois é a partir dele que partem as articulações pedagógicas e de gestão. Este encontro será um divisor de águas, para que possamos trocar cada vez mais experiências e pensar juntos sobre os critérios que um curso precisa contemplar para ser classificado como de excelência”, enfatiza Manhoso.
Visite o site do CRMV-SP para conferir a programação completa.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Médicos-veterinários peritos auxiliam no combate aos maus-tratos aos animais
Médica-veterinária atua na linha de frente da pandemia e revela como foi a experiência
CFMV faz um raio-x das mulheres brasileiras que atuam na Medicina Veterinária e na Zootecnia