Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Veterinária explica como os gatos enxergam

A visão dos felinos é diferente da dos humanos em alguns sentidos; veja como esses animais enxergam os objetos e pessoas ao seu redor
Por Equipe Cães&Gatos
olho de gato
Por Equipe Cães&Gatos

Muitos pensam que os gatos não enxergam cores, vendo tudo em preto e branco, mas isso não é verdade. Eles têm sim uma visão diferenciada da do ser humano, assim como os cães, porém não é que não vejam cor nenhuma. Então, como eles veem o mundo e as pessoas ao seu redor?

- PUBLICIDADE -

Basicamente, segundo a médica-veterinária Dra. Aline Ambrogi, os gatos enxergam sim cores, mesmo que de uma forma diferente. “Os humanos têm três tipos de células nos olhos que captam as cores, chamadas de cones, enquanto gatos possuem apenas duas. Os cones são os responsáveis pela visão precisa, central, detalhada e em cores”, explica a docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).

Por conta disso, os felinos enxergam as tonalidades de forma limitada e mais opaca. Inclusive, existem estudos que indicam que eles reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo.

Evite expor o animal prolongadamente a locais com muita luminosidade durante o dia (Foto: Reprodução)

Fora isso, os gatos também podem ter uma fotossensibilidade (ou seja, sensibilidade à luz), que a especialista diz que ocorre justamente por essa menor quantidade de cones. Assim, podem ter dificuldades com isso durante o dia. Por outro lado, possuem uma boa visão noturna, por terem grande quantidade de outro tipo de células, os bastonetes.

Visão dos gatos X dos cães x dos humanos

Agora que você já entendeu como é a visão dos gatos, pode perceber que ela é mais parecida com a dos cães e um pouco diferente da dos seres humanos.

“Os seres humanos enxergam uma ampla escala de cores e as imagens mais definidas. Por outro lado, os animais enxergam como se fosse uma pessoa míope. Entretanto, isso tudo não atrapalha a vida dos pets, pois eles possuem audição e olfato bem apurados”, comenta a Dra. Aline.

Adaptações para o animal

Considerando que uma das principais dificuldades visuais dos gatos é a fotossensibilidade, é importante tentar se adaptar a isso. A médica-veterinária recomenda evitar expor o animal prolongadamente a locais com muita luminosidade durante o dia.

Fonte: Portal Alto Astral, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Por que os gatos dão “mordidinhas” repentinas?
Conheça as doenças oculares mais comuns em cachorros e gatos
Julho Dourado alerta sobre a importância da imunização de cães e gatos

Compartilhe este artigo agora no