Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Julho Dourado alerta sobre a importância da imunização de cães e gatos

Centro veterinário Nouvet, em São Paulo (SP), ressalta a importância do check-up pet
Por Equipe Cães&Gatos
saúde animal
Por Equipe Cães&Gatos

O Julho Dourado, campanha anual de conscientização pela vacinação e prevenção das zoonoses nos nossos melhores amigos, alerta os tutores em relação às principais formas de cuidar da saúde dos pets. Doenças como raiva, leptospirose, calicivirose, esporotricose felina, entre outras, podem ser evitadas ou tratadas logo nos primeiros sintomas, a fim de evitar complicações e transmissão em massa. 

“O check-up periódico deve ser implantado na rotina de cuidados, pois é nesse momento que conseguimos prevenir inúmeras doenças. Além do exame clínico do médico veterinário, o exame de sangue analisa o quadro geral de saúde do pet. Com o hemograma, é possível detectar anemias; com a creatinina e ureia, pode-se analisar a função renal; e por fim, ao medir as enzimas hepáticas, examina-se se o fígado e as vesículas biliares necessitam de uma atenção especial”, ressalta o diretor Geral do Nouvet, centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo (SP), Thiago Teixeira.

A ideia da campanha é mostrar para os tutores de cães e gatos que uma simples ida ao veterinário pode melhorar a qualidade de vida do seu pet (Foto: reprodução)

Esse tema não se torna a pauta central de discussão no universo veterinário apenas no mês de julho, é um foco perene das clínicas e centros veterinários ao redor do país. O Nouvet enxerga no período uma oportunidade para enfatizar o poder do cuidado e humanização dos cães e gatos, aproveitando o mês de conscientização para incentivar os tutores a realizarem exames de rotina que podem salvar vidas. 

“A ideia da campanha é exatamente atrair e mostrar para os tutores de cães e gatos que uma simples ida ao veterinário pode melhorar a qualidade de vida do seu pet. O Nouvet enxerga, no mês de julho, uma oportunidade de incentivar os tutores a realizarem o Check-up anual nos seus melhores amigos, mostrando os benefícios que isso gera como um todo”, afirma Teixeira. 

A campanha de 2023 chega em um momento em que cada vez mais cães e gatos se tornam membros das famílias. Já são mais de 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos domésticos no Brasil — considerado o terceiro maior país em população total de animais de estimação, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). 

“O Julho Dourado é um alerta que devemos ter ao longo de todo ano, inclusive no contato cotidiano entre pets e humanos. A prevenção é sempre o melhor remédio”, finaliza Teixeira.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Doenças articulares comprometem bem-estar dos pets, principalmente no inverno

“Amassar pãozinho” está ligado à fase de amamentação

Profissional dá dicas para quem deseja adquirir um pet no canil ou gatil

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!