in

Diagnóstico correto de LED é fundamental para prescrição da melhor terapia

Lúpus Eritematoso Discoide é causado por uma desordem do sistema imunológico

As dermatopatias autoimunes são doenças raras de pele em pequenos animais, correspondendo cerca de 1,0-1,5% da casuística de atendimento nos serviços de Dermatologia Veterinária; dentre elas, o Lúpus Eritematoso Discoide (LED) é a segunda mais frequente nos cães.

O LED é causado por uma desordem do sistema imunológico, sendo a sua causa multifatorial, onde fatores genéticos e ambientais estão envolvidos. A doença é relativamente benigna, os sinais clínicos se dão, principalmente de forma localizada, sendo as mais comuns as lesões ulcerativas e erosivas na região de plano nasal do animal. Elas podem ser agravadas ou se iniciarem no verão, já que a radiação ultravioleta exacerba as mesmas.

O diagnóstico é feito por meio da anamnese, exame físico e, principalmente do histopatológico. Foi atendido, no Hospital Veterinário, dois cães, fêmea e macho, dois e seis anos, respectivamente, com lesões sugestivas de lúpus eritematoso discoide em plano nasal.

Foi realizado biópsia seguida de histopatológico para diagnóstico definitivo e, assim, deu início da terapia imunossupressora.

O relato de caso, publicado na edição de outubro da C&G VF, busca relatar o caso de dois caninos com LED, enfatizando os sinais clínicos, o diagnóstico e a terapêutica, assim auxiliando no tratamento e diagnóstico de outros pacientes.

Clique aqui e leia, gratuitamente, o conteúdo.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Tumores de mama em gatas se apresentam de forma mais agressiva que nas cadelas

Novo concurso da Polícia Civil conta com vagas para médicos-veterinários

Prof. Aulus Carciofi comanda simpósio sobre nutrição clínica de cães e gatos

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

manual de responsabilidade técnica

CRMV-MS atualiza manual de responsabilidade técnica para profissionais

III Congresso Internacional MSD

III Congresso Internacional MSD discute clínica e uso de redes sociais por veterinários