in

Prof. Aulus Carciofi comanda simpósio sobre nutrição clínica de cães e gatos

Evento aponta a inter-relação entre nutrição e doença nos animais de companhia

A plataforma Nutrição Vet realiza, entre os dias 04 e 06 de novembro, o ‘Simpósio sobre Nutrição Clínica de Cães e Gatos – a Inter-Relação Nutrição e Doença”. Evento é realizado desde 2005, sob coordenação do Prof. Dr. Aulus C. Carciofi, na Unesp-Jaboticabal/SP e é direcionado a clínicos veterinários e estudantes de graduação em Medicina Veterinária que queiram se aprimorar ou atualizar em nutrologia (nutrição clínica) de cães e gatos, na sua teoria e sua aplicação prática. 

Neste ano, serão palestrantes do evento o Prof. Dr. John Bauer EUA, DVM Martha Cline EUA e méd. vet. profa. dra. Ana Luísa Lourenço, Portugal, Méd. Vet. Prof. dr. Aulus C. Carciofi FCAV-Unesp Jab., Méd. Vet. Prof. dr. Ricardo Duarte, Méd. Vet. Prof. dr. Márcio A. Brunetto FMVZ-USP SP., Méd. Vet. Profa. dra. Márcia O. S. Gomes FMVZ-USP SP, Méd. Vet. Me. Mayara Peixoto, Méd. Vet. Me. Stephanie Theodoro UNESP-Jab, Méd. Vet. Me. Vivian Pedrinelli, Méd. Vet. Mestranda Maria Eduarda Tozato, Méd. vet. Residente Camila Baptista.

O Simpósio 2021 terá o foco especial na suplementação para pets e tem como objetivo capacitar o veterinário
(Foto: reprodução)

Diferentemente de encontros com abordagens gerais, que cobrem vasto número de assuntos de maneira superficial, este simpósio tem a característica de escolher alguns subtemas dentro da nutrologia veterinária e determinar várias palestras para cada subtema. Isso permite aos participantes recordar os pontos da anatomia, fisiologia, metabolismo e imunologia envolvidos; permite também entender a etiologia da afecção, a condição nutricional do paciente neste quadro e como a nutrição pode colaborar para o restabelecimento da saúde e bem estar do animal. 

Assim, o Simpósio 2021 terá o foco especial na suplementação para pets e tem como objetivo capacitar o médico veterinário a reconhecer as alterações endócrino-metabólicas decorrentes dos processos de doença; fundamentar conceitos de nutrição clínica e de como as doenças podem modificar as necessidades nutricionais e dietéticas de cães e gatos; conceituar e apresentar os avanços científicos em nutrição clínica e suporte nutricional para animais com doenças específicas.

O encontro tem frequência bianual e, tradicionalmente, sua parte teórica tem duração de dois dias realizado em anfiteatro com capacidade para 200 participantes. A partir de 2015, o Simpósio passou a conter, também, um módulo prático que dura cinco dias e que tem quantidade de vagas bem menor. Excepcionalmente em 2021, devido à Covid-19, não haverá módulo prático.

Clique aqui para conferir a programação e faça sua inscrição.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Tumores de mama em gatas se apresentam de forma mais agressiva que nas cadelas

Elanco convida colaboradores para uma caminhada com cães de abrigo

Médica-veterinária conta história de luta e superação contra o câncer de mama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

campanha Nutrição Responsável, do CRMV-SP

Nutrição responsável é tema de nova campanha de orientação lançada pelo CRMV-SP

CRMV-SP apoia Projeto de Lei que prevê punição a quem atropelar e não socorrer animais