Qualquer que seja a raça, os cães têm uma sensibilidade particular nos olhos, e esse órgão requer atenção diária. Portanto, é importante limpar os olhos do cão regularmente. Em raças pequenas, os canais lacrimais dos olhos do cão frequentemente ficam bloqueados, resultando em lágrimas escorrendo pelo canto do olho, o que acaba por manchar os pelos, algo visível pela alteração de sua coloração original.
Limpando os olhos do cachorro
Os produtos a serem usados para lavar os olhos do cão são apenas loções para os olhos de limpeza específicas para cães ou soro fisiológico. Para evitar estrias desagradáveis, limpe o olho todos os dias com uma compressa embebida em um antisséptico ocular e não um algodão que deixe filamentos nos cílios. O modo correto de limpar um olho é ir do ângulo interno (aquele mais próximo do focinho) ao ângulo externo (o mais próximo da têmpora) para evitar trazer sujeira de volta ao olho.
Conjuntivite
Em caso de infecção por conjuntivite, a limpeza é necessária antes da aplicação do produto de tratamento. A ação do princípio ativo da droga será acentuada pela limpeza prévia. Incutir o tratamento de colírio em um olho sujo diminui bastante a eficácia do tratamento.
Os produtos mais indicados para as limpeza dos olhos do cão (sempre a partir de indicação de um médico veterinário):
- Soro fisiológico
- Compressa
- Colírio antibiótico
- Colírio antisséptico
Os diferentes tipos de colírio (de acordo com o tipo de problema e com a orientação de um veterinário especializado)
- Anestésico
- Antibiótico
- Anti-inflamatório
Os sinais alarmantes em oftalmologia
- Olho fechado.
- Secreção purulenta.
- Dor repentina.
Em caso de algum sinal de desconforto do seu pet, ou algum indício de possível alteração nos olhos dos cães, procure um médico-veterinário para realizar o tratamento adequado para seu animal.
Fonte: Manual do Pet, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Estudo explica porque maioria dos cães tem olhos castanhos
Conheça as doenças oculares mais comuns em cachorros e gatos
Olhos esbranquiçados em animais idosos podem indicar alguma afecção