Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Estudo explica porque maioria dos cães tem olhos castanhos

Pesquisa apresentou fotos de cães de 33 raças diferentes a 142 voluntários
Por Equipe Cães&Gatos
Labrador dog eyes. close up
Por Equipe Cães&Gatos

Os cães foram domesticados a partir de lobos cinzentos, pelo menos 15 mil a 50 mil anos atrás. Enquanto os lobos costumam ter olhos amarelos penetrantes, boa parte dos cachorros atuais têm os olhos castanhos. 

Um estudo publicado recentemente na Royal Society Open Science dá algumas pistas sobre o porquê isso acontece. Liderada por Akitsugu Konno, cientista comportamental da Universidade de Ciência Teikyo, no Japão, a pesquisa envolveu a edição de fotos de cães de 33 raças diferentes, que variam o tom de seus olhos entre claro e escuro.

As imagens foram apresentadas a 142 voluntários japoneses, que avaliaram cada cachorro em características como amizade, agressividade, maturidade e inteligência.

Surpreendentemente, os voluntários tendiam a considerar os cães com olhos escuros como mais amigáveis, sociais e menos agressivos, associando-os a características de filhotes.

A cockapoo mixed breed dog, a cocker spaniel poodle cross, a family pet with brown curly coat
Coloração faz com que pupilas pareçam maiores, se assemelhando à aparência de bebês humanos (Foto: reprodução)

Konno sugere que a preferência por olhos escuros pode estar relacionada ao fato de que eles fazem as pupilas dos cães parecerem maiores. Assim, se assemelhando à aparência de pupilas dilatadas em bebês humanos, associadas à amizade.

“Fotos de cães com olhos mais escuros foram percebidas como mais amigáveis ​​e jovens. Mas embora esse personagem tenha facilitado a interação, não foi suficiente para despertar o desejo de adoção”, concluiu o estudo.

“Este é o primeiro estudo que analisa a diferença na cor dos olhos entre cachorros e lobos. Existem outros fatores além da preferência humana que podem contribuir para que os cães tenham olhos escuros”, disse Akitsugu Konno.  O autor afirmou que espera ver mais estudos sobre o tema para comprovar “a universalidade deste fenômeno”.

Fonte: Giz BR, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Que impacto ambiental assume a alimentação animal? 

Por que os fogos de artifício afetam tanto os animais?

Quais são as especialidades da Medicina Veterinária que estão em alta?

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!