Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

É preciso limpar os olhos dos cães? Como fazer isso?

A visão é fundamental para a vida e rotina dos cães e, por isso, os cuidados com os olhos precisam de uma atenção especial
Por Equipe Cães&Gatos
olho cachorro
Por Equipe Cães&Gatos

Qualquer que seja a raça, os cães têm uma sensibilidade particular nos olhos, e esse órgão requer atenção diária. Portanto, é importante limpar os olhos do cão regularmente. Em raças pequenas, os canais lacrimais dos olhos do cão frequentemente ficam bloqueados, resultando em lágrimas escorrendo pelo canto do olho, o que acaba por manchar os pelos, algo visível pela alteração de sua coloração original.

- PUBLICIDADE -
Em caso de algum sinal de desconforto do seu pet, ou algum indício de possível alteração nos olhos dos cães, procure um médico-veterinário (Foto: Reprodução)

Limpando os olhos do cachorro

Os produtos a serem usados para lavar os olhos do cão são apenas loções para os olhos de limpeza específicas para cães ou soro fisiológico. Para evitar estrias desagradáveis, limpe o olho todos os dias com uma compressa embebida em um antisséptico ocular e não um algodão que deixe filamentos nos cílios. O modo correto de limpar um olho é ir do ângulo interno (aquele mais próximo do focinho) ao ângulo externo (o mais próximo da têmpora) para evitar trazer sujeira de volta ao olho.

Conjuntivite

Em caso de infecção por conjuntivite, a limpeza é necessária antes da aplicação do produto de tratamento. A ação do princípio ativo da droga será acentuada pela limpeza prévia. Incutir o tratamento de colírio em um olho sujo diminui bastante a eficácia do tratamento.

Os produtos mais indicados para as limpeza dos olhos do cão (sempre a partir de indicação de um médico veterinário):

  1. Soro fisiológico
  2. Compressa
  3. Colírio antibiótico
  4. Colírio antisséptico
Qualquer que seja a raça, os cães têm uma sensibilidade particular nos olhos, e esse órgão requer atenção diária (Foto: Reprodução)

Os diferentes tipos de colírio (de acordo com o tipo de problema e com a orientação de um veterinário especializado)

  1. Anestésico
  2. Antibiótico
  3. Anti-inflamatório

Os sinais alarmantes em oftalmologia

  1. Olho fechado.
  2. Secreção purulenta.
  3. Dor repentina.

Em caso de algum sinal de desconforto do seu pet, ou algum indício de possível alteração nos olhos dos cães, procure um médico-veterinário para realizar o tratamento adequado para seu animal.

Fonte: Manual do Pet, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Estudo explica porque maioria dos cães tem olhos castanhos
Conheça as doenças oculares mais comuns em cachorros e gatos
Olhos esbranquiçados em animais idosos podem indicar alguma afecção

Compartilhe este artigo agora no