Ciente da importância dos balconistas nos pet shops, que atuam como verdadeiros consultores dos responsáveis por pets, contribuindo para a disseminação de informação sobre produtos, a Elanco Saúde Animal desenvolveu o aplicativo Papo de Balcão, que traz, de forma interativa e gamificada, informações sobre as soluções da marca.
“Sabemos que os tutores são influenciados por diversos fatores na hora de adquirir um produto para o seu pet: a indicação do médico-veterinário, a pesquisa na internet e as dicas de outros tutores. Mas a decisão de compra, muitas vezes, ocorre no balcão. Por isso, para nós, os balconistas são os influencers da vida real”, afirma a gerente de marketing da linha de parasiticidas da Elanco Saúde Animal, Roberta Paiva. “Mais do que vendedores, eles acabam atuando como consultores dos clientes, que confiam em suas sugestões e informações. Então, pensamos que é muito importante que esses profissionais conheçam nossos produtos a fundo, suas indicações e diferenciais”, diz Roberta.
O aplicativo viabiliza competições mensais, nas quais os usuários podem se “desafiar” em gincanas de conhecimento, respondendo perguntas diariamente sobre os produtos Elanco e também realizando duelos com outros balconistas, usuários da plataforma. Os maiores pontuadores ganharão prêmios. As perguntas são referentes a algumas das marcas líderes da Elanco no mercado pet, como Credelli, Seresto, Drontal e Galliprant, e envolvem indicações, benefícios e diferenciais de cada uma delas.
O aplicativo também oferece desafios baseados em perguntas institucionais sobre a Elanco, o que permite que o balconista conheça um pouco mais sobre a empresa, suas soluções e iniciativas.
Com o intuito de tornar o app uma fonte de conhecimento e referência para o profissional, a Elanco traz também informações que envolvem mitos e verdade sobre temas recorrentes na rotina dos responsáveis por pets e que costumam gerar muitas dúvidas, como pulgas e carrapatos, por exemplo. “Entendemos que o nosso papel é também instruir o balconista e ajudá-lo a ofertar uma consultoria de valor no momento da venda”, destaca Roberta. E para tornar o game ainda mais interessante, enquanto adquirem conhecimento, os usuários acumulam pontos que podem ser trocados por prêmios diversos que vão desde livros, produto de beleza, decoração e informática a eletrodomésticos e eletroportáteis.
Nos primeiros seis meses, o app funcionará como projeto-piloto, com 3 mil usuários convidados, selecionados em lojas atendidas por um distribuidor autorizado da Elanco. O app está disponível para download nas lojas iOS e Android e apenas os profissionais convidados serão habilitados a participar.
“Acreditamos que essa forma de treinamento pode ser mais intuitiva e divertida para os balconistas e facilitará a assimilação de informações importantes sobre as soluções, contribuindo para que eles possam transmiti-las da melhor forma aos clientes”, diz Roberta.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Tutores devem procurar veterinário de confiança para vacinar seus animais
Docentes se reúnem para levar conhecimento da Veterinária Canabinoide para dentro das Universidades
Cães e gatos precisam de manejo nutricional adequado para cada fase e condições de saúde