Com 44 anos, a elefanta Kenya, último exemplar da espécie vivendo em cativeiro na Argentina, chegou em solo brasileiro esta semana e segue rumo ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), situado no Mato Grosso.
De acordo com informações do governo de Mendoza, a viagem, que percorrerá cerca de quatro mil quilômetros, deve durar cinco dias. Porém, a preparação começou muito antes.
Uma nota divulgada pelas autoridades de Mendoza explicou que os preparos para a transferência de Kenya tiveram início em 2017 com treinos comportamentais e avaliações veterinárias para garantir a segurança.
“Depois de um longo processo e de um intenso trabalho em equipe, estamos comemorando o fato de que Kenya agora inicia sua jornada rumo ao santuário no Brasil”, disse Ignacio Haudet, diretor de Biodiversidade e Ecoparque de Mendoza, em comunicado oficial.
No comunicado oficial também foram dados detalhes sobre a operação para a transferência de um animal de grande porte. “Primeiro foi necessário encontrar um local que fosse adaptado e tivesse as condições internacionais adequadas para receber esse tipo de animal. Depois veio tudo relacionado à logística e ao treinamento prévio, a fim de obter seu certificado veterinário internacional“.
Onde Kenya irá viver
O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), local para onde Kenya está sendo levada, fica localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Essa é uma organização sem fins lucrativos, que acolhe animais resgatados de cativeiros e oferece reabilitação em ambiente natural, com assistência veterinária e emocional.
O santuário conta com recintos de 40 a 400 hectares com vegetação nativa e bioma adequado para a espécie e, com a chegada da elefanta, irá abrigar sete fêmes de elefante das espécies asiática e africana.
Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ
Quanto tempo a viagem de Kenya irá durar?
Segundo o Governo de Mendoza, a expectativa é que a viagem de Kenya tenha duração de cinco dias.
Desde quando Kenya está sendo preparada para a viagem?
Os preparativos para a transferência de Kenya tiveram início em 2017.
Onde a elefanta irá viver?
A eleafanta Kenya está sendo levada para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), que fica na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.
LEIA TAMBÉM: