Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Encontro Nacional em Brasília alinha fiscalização veterinária no país

Com palestras e trocas de experiências, o encontro busca fortalecer e padronizar as abordagens de fiscalização veterinária
Por Equipe Cães&Gatos
encontro nacional cfmv
Por Equipe Cães&Gatos

O Encontro Nacional Integrar – Fiscalização reuniu, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, 84 fiscais e coordenadores de fiscalização do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) de 25 estados para o lançamento do Plano Nacional de Fiscalização (PNF), uma iniciativa pioneira do CFMV que pretende padronizar e fortalecer a fiscalização da Medicina Veterinária e Zootecnia em todo o país. O evento ocorreu em Brasília.

A presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a integração entre o Conselho Federal e Regionais, além de promover uma atualização da regulamentação e práticas de fiscalização. “O evento reforça nosso compromisso com a fiscalização integrada e padronizada em nível nacional”, declarou ao dar as boas-vindas aos participantes.

O Encontro fortaleceu o diálogo entre os profissionais da fiscalização dos CRMV/CFMV (Foto: Divulgação)

Para Fábio Marcon, presidente do Grupo de Trabalho de Fiscalização do CFMV, o evento ofereceu uma oportunidade única de treinamento e alinhamento de conteúdo, em conformidade com as diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU). “Os participantes saem daqui capacitados para aplicar o plano de fiscalização em suas regiões”, afirmou Marcon.

Dinâmica

Durante os três dias de evento, em Brasília, os fiscais discutiram estratégias para atuar em áreas críticas, como agroindústrias, estabelecimentos veterinários, comércio de produtos veterinários, canis, abrigos, instituições de ensino e laboratórios. A programação contou com palestras, e uma intensa troca de experiências entre as equipes regionais.

Resultados

Para Mateus da Silva Fernandes de Jesus, do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) do CFMV e organizador do evento, a colaboração entre as esferas regionais e federal foi um dos pontos altos do encontro. “Nosso objetivo foi fortalecer o diálogo e introduzir inovações nas práticas. Conseguimos reunir uma parte significativa dos estados, e o resultado foi altamente produtivo”, destacou.

Próximos Passos

No encerramento, os coordenadores debateram formas de monitorar o PNF, com o objetivo de melhorar ainda mais a eficiência da fiscalização a partir de 2025. A implementação do plano visa fortalecer a saúde animal, pública e ambiental, prioridades do Sistema CFMV/CRMVs.

O Encontro busca padronizar as abordagens das fiscalizações realizadas nos estados brasileiros (Foto: Reprodução)

Depoimentos dos Participantes

Djanio Machado, fiscal do CRMV-MA, destacou a importância da integração das informações. “A troca de experiências aplicada à fiscalização é fundamental”, comentou. Rafael Stedile, do CRMV-PR, pontuou que a padronização beneficia a sociedade ao garantir a qualidade dos serviços prestados por médicos-veterinários e zootecnistas. Talyta Dias, fiscal do CRMV-ES, enfatizou o ganho em eficiência com a aplicação de checklists padronizados, visando um atendimento mais qualificado à sociedade.

Para acessar as informações completas das novas resoluções e outras informações, acesse este link.

Fonte: CFMV, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

FAQ

Onde e quando foi realizado o Encontro?

O Encontro foi realizado entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro em Brasília (DF).

Qual o objetivo do Encontro?

A iniciativa do CFMV pretende padronizar e fortalecer a fiscalização da Medicina Veterinária e Zootecnia em todo o país.

Quem participou do encontro?

Participaram 84 fiscais e coordenadores de fiscalização do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) de 25 estados.

LEIA TAMBÉM:
Sistema CFMV/CRMVs visa regular planos de saúde animal
Câmara de Presidentes encaminha sugestões de melhorias para análise do CFMV
CFMV adota medidas contra resolução que invade áreas da Veterinária e Zootecnia