Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Cursos e Eventos

Encontro Pet debate Síndrome de Burnout 

Nucleovet, em Chapecó (SC), recebe psicóloga e médico-veterinário neste sábado (22)
Por Equipe Cães&Gatos
síndrome burnout
Por Equipe Cães&Gatos

A Síndrome de Burnout é uma preocupação mundial, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional. Estresse, angústia, enxaqueca, insônia, irritabilidade, pessimismo e sensação de exaustão são alguns dos sintomas. 

Anteriormente, estava associada a profissionais que tinham experiência de estresse elevado, como policiais e bombeiros – mas, atualmente, pode ser identificada em qualquer área de atuação. E quando a profissão envolve salvar vidas, como as profissões do setor de saúde, a situação pode piorar; e isso inclui médicos-veterinários. 

Estresse, angústia, enxaqueca, insônia, irritabilidade, pessimismo e sensação de exaustão são alguns dos sintomas (Foto: reprodução)

Para orientar e alertar sobre o diagnóstico, esse tema será debatido no 2º Encontro Pet, neste sábado (22), na sede do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), em Chapecó (SC), das 13h30 às 18 horas.

Na ocasião, a psicóloga Marcia Regina Favaretto Guaragni palestrará sobre “Síndrome de Burnout e saúde mental: a vida pede pausas”, às 14 horas. Na sequência, às 15 horas, o médico-veterinário Italmar Teodorico Navarro explanará sobre “Qualidade de vida para sobreviver em tempos difíceis”. 

Ele abordará os valores pessoais do indivíduo e no coletivo, como nível, qualidade e estilo de vida e o quanto isso contribui para saúde. Mostrará os desafios de início de século nos aspectos profissional, social, familiar e espiritual. Também apresentará os principais pontos desafiadores do médico veterinário e suas consequências para a saúde do profissional, além das condutas e caminhos capazes de permitir o enfrentamento de momentos angustiantes que o médico veterinário é obrigado a passar.

Marcia Regina Favaretto Guaragni é graduada em Psicologia pela Unochapecó, tem formação Sistêmica em Terapia de Casal e Família pela Clínica Elo, de Passo Fundo, especialização em Psicologia Jurídica pela Unochapecó, especialização em Terapias Cognitivo-Comportamental pela Unochapecó e formação em Terapia do Esquema pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC), de São Paulo.

Italmar Teodorico Navarro é professor associado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua na disciplina de Zoonoses e Higiene dos Alimentos e Planejamento Sanitário para graduação em Medicina Veterinária e na pós-graduação (residência, mestrado e doutorado). 

Graduou-se em Medicina Veterinária na UEL, tem especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESP), mestrado em Ciências de Alimentos pela UEL e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada as Zoonoses pela Universidade de São Paulo (USP). 

Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nas áreas de Protozoologia e Saúde Pública, fez estágios em Washington State University, em Pullman, nos Estados Unidos, e em Moredun Research Institute, em Edimburgo, na Escócia. Atualmente, é professor associado na UEL.

O objetivo do Encontro Pet é oferecer informações e conhecimentos aos profissionais da medicina veterinária sobre o segmento de pequenos animais, conta uma das integrantes da Comissão Organizadora, Gisele Claudia Penso: “Buscamos atender as demandas e necessidades dos colegas, não apenas em questões técnicas da área, mas também de qualidade de vida e de saúde”. 

Para o presidente do Nucleovet, Lucas Piroca, o Encontro Pet segue uma das missões do Nucleovet, que é de selecionar, estruturar e apresentar uma programação de alto nível, capaz de sintetizar os mais recentes avanços da ciência e da tecnologia, como também conhecimento na área de desenvolvimento humano, e colocá-los ao alcance dos participantes.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

SP Invisível leva pessoa em situação de rua e seu pet para um dia de compras

Julho Dourado alerta sobre a importância da imunização de cães e gatos

Dia do Amigo: Brasil é o segundo País com tutores de pets mais felizes do mundo

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!