Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Ensaio clínico busca tratar tumores cardíacos em cães com medicamento para crianças

A intenção do estudo é verificar se o propranolol consegue reduzir o tumor cardíaco
Por Equipe Cães&Gatos
vet pesquisa
Por Equipe Cães&Gatos

O Atlantic Veterinary College (AVC) da University of Prince Edward Island (UPEI), no Canadá, lançou um ensaio clínico que pretende tratar tumores cardíacos em cães através de um medicamento frequentemente prescrito para crianças.

Os tumores cardíacos afetam maioritariamente cães de raça grande e, muitas vezes, estes animais são apenas diagnosticados após um internamento urgente. De acordo com os pesquisadores, a condição de saúde apresenta-se como um acumulo de líquido ao redor do coração.

Sob a direção de Abigail Martin, Etienne Côté e Lynne O’Sullivan, o Atlantic Veterinary College vai investigar o uso de propranolol, medicamento utilizado no tratamento de condições semelhantes em crianças.

O ensaio clínico representa um avanço significativo na cardiologia veterinária (Foto: Reprodução)

“O propranolol demonstrou grande sucesso no tratamento de hemangiomas em crianças”, afirmou Abigail, avançando que “queremos ver se pode ter um efeito semelhante em cães, já que as opções de tratamento para esta condição são limitadas e muitas vezes terminam na morte do animal”.

“Atualmente, só conseguimos ajudar o paciente a curto prazo, aliviando o líquido ao redor do coração, levando o cão a sentir-se melhor”, explicou Etienne Côté, indicando que a intenção do estudo é verificar se o propranolol consegue reduzir o tumor.

De acordo com os cientistas, o ensaio clínico representa “um avanço significativo na cardiologia veterinária”, uma vez que explora terapias numa área onde existem poucas opções de tratamento.

O ensaio terá a duração de um período de até dois anos e os cães elegíveis para o projeto devem ser encaminhados para o Atlantic Veterinary College através do seu veterinário e atender a critérios específicos. Uma vez inscritos, os pacientes vão receber medicação experimental por via oral em casa durante um mês, recebendo monitorização contínua por especialistas veterinários do AVC.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Entenda o que pode significar o cão lamber a pata
Castrar ou não o pet? Veterinário comenta sobre essa importante decisão
Veterinário faz alerta sobre os cuidados com os pets em tempos de seca e fumaça