Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Por que os gatos gostam de “amassar pãozinho”?

Vários mistérios envolvem estes animais, que possuem um comportamento peculiar
Por Equipe Cães&Gatos
gato fofo
Por Equipe Cães&Gatos

Os gatos são animais fascinantes e, muitas vezes, nos surpreendem com suas atitudes peculiares. Um comportamento comum dos felinos é o de “amassar pãozinho”. Quando fazem esse movimento, utilizam as patas dianteiras para amassar superfícies macias, como cobertores, almofadas ou, até mesmo, as pernas dos tutores. 

- PUBLICIDADE -
Ao afofar objetos ou pessoas, ele pode estar deixando sua marca e reivindicando aquele espaço como seu (Foto: Reprodução)

Por que os gatos fazem isso?

A verdade é que não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Existem algumas teorias que tentam explicar o comportamento de amassar pãozinho, mas nenhuma delas é comprovada cientificamente. Contudo, é uma atitude totalmente normal e positiva. Isso porque pode ser uma forma de o pet demonstrar afeto ou conforto, bem como aliviar o estresse e a ansiedade, já que o movimento repetitivo ajuda a relaxar. 

Primeiros dias de vida  

Uma das teorias mais populares é que o ato de amassar pãozinho remete aos primeiros dias de vida do gato, quando ele amassava a barriga da mãe visando estimular a produção de leite. Quando mais velho, ao fazer esse movimento, ele pode se sentir confortável e seguro, como se estivesse novamente ao lado da mãe. 

Os gatos são animais fascinantes e, muitas vezes, nos surpreendem com suas atitudes peculiares (Foto: Reprodução)

Marcação de território  

Também se acredita que o gato amassa pãozinho a fim de marcar território. As “almofadas” das patas dos felinos possuem glândulas odoríferas que liberam um cheiro característico. Ao afofar objetos ou pessoas, ele pode estar deixando sua marca e reivindicando aquele espaço como seu. 

Apenas mais um mistério 

Por fim, há também a teoria de que o ato de amassar pãozinho é apenas um reflexo inconsciente do gato, um hábito que ele adquiriu ao longo do tempo sem uma explicação clara. Trata-se de apenas um dos muitos mistérios que envolvem os felinos, mas que tornam sua presença em nossas vidas ainda mais especial. 

Fonte: Portal EdiCase, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Descubra como e por que os gatos ronronam
Conheça algumas diferenças entre gatos machos e fêmeas
Conheça alguns cuidados com a pele e pelagem de cães e gatos

Compartilhe este artigo agora no