As raças Dobermann, Terrier Tibetano, Boxer e Malamute-do-Alasca são as que apresentam maior predisposição de hipotiroidismo canino. A conclusão é de um novo estudo da Royal Veterinary College que explora a frequência e os fatores de risco para os cães no Reino Unido.
Em comunicado, o RVC destaca que os Buldogues Franceses, os Pugs e os Yorkshire Terrier são os que menor predisposição possuem. O hipotiroidismo ocorre, normalmente, devido a uma deficiência nas hormonas da tireoide.
Os investigadores identificaram 2.105 casos diagnosticados em uma população de estudo de 905.553 cães. Isso significa um caso em cada 400 cães por ano (0,23%), com a idade média do primeiro diagnóstico nos 7,65 anos.
O risco de hipotiroidismo era maior em cães com mais idade e a predisposição aumentou à medida em que o peso corporal adulto aumentou. As fêmeas e machos castrados eram mais prováveis de serem diagnosticados com a condição quando comparados com a população feminina total. Cães braquicefálicos ou dolicocéfalos possuem maior risco que os restantes.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Tutores devem procurar veterinário de confiança para vacinar seus animais
Docentes se reúnem para levar conhecimento da Veterinária Canabinoide para dentro das Universidades
Cães e gatos precisam de manejo nutricional adequado para cada fase e condições de saúde