Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

FMVZ-Unesp de Botucatu é pioneira na área em Neonatologia Veterinária

Por Equipe Cães&Gatos
recem nascido
Por Equipe Cães&Gatos

O período neonatal em cães e gatos corresponde às primeiras quatro semanas de vida do filhote. A chamada Neonatologia Veterinária é, portanto, uma área da Medicina Veterinária que tem por base o conhecimento da fisiologia neonatal aplicada, das apresentações clínicas comuns para neonatos, como são chamados os filhotes nesse período, e dos cuidados que favoreçam a sua sobrevivência. 

recem nascido
O período neonatal em cães e gatos corresponde às primeiras quatro semanas de vida do filhote
(Foto: Reprodução)

O atendimento a pacientes nesse momento da vida é sempre desafiador para o médico veterinário, devido às particularidades fisiológicas e às diferentes afecções clínicas que podem acometer os neonatos. 

Cerca de 80% dos cursos de Medicina Veterinária do País, não possuem como parte do currículo, a Neonatologia (estudo dos neonatos). Mas a importância da área, juntamente com o interesse e a repercussão de estudos relacionados ao tema, tem crescido ao longo dos anos. A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade Estadual Paulista (FMVZ-Unesp), campus de Botucatu, foi uma das pioneiras no estudo e desenvolvimento da área, estabelecendo a Neonatologia como um dos destaques em sua grade curricular de graduação e de pós-graduação. 

Histórico 

Em 1974, o professor Cid Figueiredo, ícone da Dermatologia Veterinária vinculado ao do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ – Botucatu, organizou o primeiro curso extracurricular de Pediatria Canina, abordando temas sobre genética, patologia, cirurgia, clínica, doenças infecciosas e parasitárias, gerando a publicação da primeira apostila no Brasil, com os conhecimentos mais recentes sobre o assunto. 

Após o evento, e com a continuidade de seus estudos na área, o professor Figueiredo passou a utilizar e a divulgar junto aos seus colegas do meio científico a terminologia Neonatologia Canina e Felina. 

Mas foi na década de 1980 que a Neonatologia Veterinária, particularmente canina e felina, teve seu início no Brasil. Para tanto, foi importante a contribuição da professora Helena Ferreira, também da FMVZ-Unesp, ex-aluna e ex-orientada do professor Cid Figueiredo, que, com dedicação e competência, elevou o nível da profissão e da área de Neonatologia no cenário nacional e internacional. 

A FMVZ-Unesp tornou-se, ao longo dos anos, um centro de referência em neonatologia veterinária, especialmente de cães e gatos, com a atuação dos professores Cid Figueiredo, Helena Ferreira e de seus orientados. Hoje, a responsável pela área é a professora Maria Lúcia Gomes Lourenço, do Departamento de Clínica Veterinária, ex-orientada da professora Helena. 

O protagonismo da FMVZ também acontece com relação aos grandes animais, com o desenvolvimento de pesquisas em Neonatologia abordando diversas espécies de animais de produção, conduzidas pelo professor Simone Biagio Chiacchio. 

 
Atendimento 

Na FMVZ-Unesp, o atendimento clínico a neonatos de pequenos animais é realizado de forma conjunta pelos Serviços de Clínica Médica e de Reprodução de Pequenos Animais. 

O Serviço de Reprodução de Pequenos Animais atende, dentre outros, casos de diagnóstico de gestação, partos, apoio na recepção e reanimação do neonato e exames clínicos. 

Já o Serviço de Clinica Medica de Pequenos Animais atende casos de neonatos doentes e que necessitam de assistência imediata, realizando também exames clínicos e exames complementares. Caso necessário, tais pacientes são encaminhados para outras áreas, como cirurgia, cardiologia, nefrologia, neurologia, enfermidades infecciosas. 

No Hospital Veterinário da FMVZ, os tutores de animais também recebem orientações sobre o manejo neonatal, incluindo alimentação, criação do neonato órfão, acompanhamento do ganho de peso, aquecimento, maternidade, vermifugação, vacinação, doenças infecciosas e geneticamente transmissíveis. 

Pesquisa 

O Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da FMVZ-Unesp, atualmente classificado como o Conceito “6” da CAPES (nível de excelência), oferece a disciplina de Neonatologia Veterinária a cada biênio. Na FMVZ também atua o Grupo de Pesquisa em Neonatologia Veterinária certificado pelo CNPQ responsável pelo o desenvolvimento de diversas pesquisas clínicas, orientações de residentes, graduandos em iniciação científica, pós-graduandos, estagiários. 

As pesquisas são voltadas ao desenvolvimento da área e resultam na participação em eventos e publicações científicas, brasileiras e internacionais, que estabelecem a Neonatologia Veterinária da FMVZ-Unesp como referência sobre o tema. 

Saiba mais sobre a Neonatologia Veterinária na FMVZ aqui. 

Fonte: FMVZ/Unesp, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Médica-veterinária fala sobre esporotricose e melhor opção de tratamento

Estudo indica que cada brasileiro joga, em média, 16 quilos de plásticos no oceano ao ano

USP e Prefeitura de São Paulo firmam convênio para oferecer tratamento gratuito a cães e gatos

Compartilhe este artigo agora no