Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
Inovação e Mercado

FMVZ-USP lança curso de MBA em Mercado Pet

Pós-graduação visa formar profissionais que buscam empreender no segmento que gira mais de R$ 30 bilhões anualmente no Brasil
Por Equipe Cães&Gatos
curso
Por Equipe Cães&Gatos

As inscrições estão abertas para o primeiro curso de MBA da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). O MBA em Mercado Pet FMVZ-USP visa capacitar profissionais para empreender neste setor, uma vez que o mercado Pet brasileiro é o sexto maior do planeta em termos de faturamento, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Previsão que as aulas iniciem em setembro.

O curso de pós-graduação Lato sensu é realizado no modelo de ensino a distância (EaD), com aulas ao vivo que são gravadas e ficam disponíveis para acesso dos alunos. As aulas semanais acontecerão às quartas-feiras, das 19h às 23h. O curso tem certificação USP e duração média de um ano e meio.

Mercado Pet

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países com mais animais de estimação, de acordo com a Abinpet. O mercado Pet brasileiro tem destaque na busca por serviços e produtos para cuidados dessa grande população.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o ramo registrou um crescimento de 33% na abertura de novos negócios de pet shop no primeiro semestre de 2022 em relação ao período pré-pandemia. Atualmente, este mercado gira mais de R$ 30 bilhões anualmente no Brasil, segundo a Abinpet.

O curso tem o objetivo de divulgar conhecimentos administrativos específicos que possibilitam o gerenciamento e rentabilidade de negócios neste setor.

O curso de pós-graduação Lato sensu é realizado no modelo de ensino a distância (EaD), com aulas ao vivo que são gravadas e ficam disponíveis para acesso dos alunos (Foto: reprodução)

Grade curricular

O MBA em Mercado Pet FMVZ-USP é dividido em três módulos, que abordam fundamentos da gestão neste segmento, gestão de negócios e tendências em serviços e tecnologias Pet. Esta divisão visa contextualizar o aluno sobre a área acadêmica, corporativa e mercadológica deste setor em expansão.

O curso aborda questões como o segmento Pet no Brasil e sua importância; a relação homem-animal na contemporaneidade; gestão moderna de clínica veterinária; tendências e novas tecnologias na produção de Pet Food; zoonoses e gestão de crises sanitárias; gestão de compras, vendas e custos no segmento Pet entre outros.

Docentes

O coordenador do MBA em Mercado Pet FMVZ-USP é Augusto Hauber Gameiro, que também é professor associado da FMVZ-USP, além de ser coordenador do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) e pesquisador convidado no Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-LOG/USP).

O especialista em nutrição animal Thiago Vendramini, também integra o corpo docente. Ele é professor contratado da FMVZ-USP e orientador habilitado do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal da mesma Universidade.

Para se inscrever e ter mais informações sobre o curso, os interessados podem acessar o site.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Doenças articulares comprometem bem-estar dos pets, principalmente no inverno

“Amassar pãozinho” está ligado à fase de amamentação

Profissional dá dicas para quem deseja adquirir um pet no canil ou gatil